Contra a pandemia, inovação e produtividade

Contra a pandemia, inovação e produtividade

Equipe da ABDI se reúne em webinar para alinhamento das ações contra o coronavírus

Brasília, 6 de abril de 2020 – A distância imposta pela Covid-19 não diminuiu o ritmo da ABDI. Na tarde desta segunda-feira (6), a Diretoria Executiva (Direx) fez um balanço das ações realizadas pela Agência a partir da formalização do teletrabalho há 15 dias. Ao falar para mais de 100 colaboradores via Webinar, o presidente Igor Calvet abriu reforçando a importância de a ABDI marcar uma atuação forte durante a pandemia. “Fomos chamados a agir rapidamente no enfrentamento da crise causada pelo coronavírus, tanto no apoio ao Ministério da Saúde para o aumento da capacidade imediata do Sistema Único de Saúde, quanto ao Ministério da Economia, na capacitação dos profissionais e estímulo de novas capacidades para atender às demandas desse novo mercado digital aberto a partir da crise”, afirmou.

O presidente destacou que a ABDI atua em duas grandes verticais: do lado da oferta, trabalha para o aumento da capacidade imediata do Sistema de Saúde conjugando novas soluções tecnológicas para o curto e médio prazos. Já do lado da demanda, estimula o matching dos usuários com novas capacidades. Calvet pontuou ainda algumas ações implementadas pela equipe nas duas últimas semanas. “Buscamos junto às startups e empresas conectadas com nossos programas o aumento da produção de ventiladores pulmonares, além de novas estratégias de produção de máscaras N95. Também estamos empenhados na capacitação de profissionais de saúde, por meio de uma plataforma de cursos à distância”, ressaltou.

Calvet mencionou ainda o lançamento do Edital de R$ 20 milhões, em parceria com o Senai e a Embrapii, voltado a projetos inovadores de prevenção, diagnóstico e tratamento da Covid-19; o desenvolvimento de dados na ferramenta de Business Intelligence (BI), da Microsoft, com foco no controle e gestão da oferta de ventiladores por georreferenciamento em todo o país, a ser entregue para o Ministério da Saúde, e por último, o lançamento de edital para projetos junto às comunidades carentes, em parceria com a Central Única das Favelas (CUFA).

Interação

Ainda na conversa on-line, os colaboradores foram estimulados a contribuírem, via plataforma Wooclap, sobre as principais marcas da Agência diante da crise. Na rápida pesquisa, as palavras que melhor definem a atuação da ABDI, segundo a equipe, são ‘inovação’, ‘articulação’ e ‘produtividade’. Em outra abordagem on-line, os participantes apontaram que as principais frentes da ABDI a serem aprimoradas a partir da crise são: Gestão Digital (pessoas, planejamento, processos), seguido pela Transformação Digital e Indústria 4.0. Comunicação também foi identificada como área a ter avanços.

“Está cada vez mais claro que a transformação digital e a adoção de novas tecnologias voltadas para Indústria 4.0 ditarão as regras da competividade mundial. No pós-crise, só sobreviverão aqueles que estiverem preparados para essa corrida”, destacou o presidente.

Reestruturação e gestão digital

O diretor de Gestão, Valder Moura, detalhou a recente reestruturação da casa, focada em uma gestão mais enxuta, ágil e dinâmica. “Esse novo modelo vai trazer mais resultados e mais economicidade para a casa, uma vez que terá o foco na avaliação por desempenho e por competências, sempre alinhadas à missão, visão e valores da ABDI”, afirmou, ao pontuar que o novo Plano de Cargos e Salários (PCS) está alinhado ao cenário atual.

O diretor de Desenvolvimento Produtivo e Tecnológico, Carlos Geraldo, falou do trabalho ágil e eficiente realizado pela equipe e destacou que a ABDI tem desempenhado “uma importante liderança no cenário de crise causado pela pandemia da Covid-19”. “Temos um time enxuto, mas absolutamente competente e comprometido com os melhores resultados para benefício do país”, finalizou.