A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e a Prefeitura de Curitiba iniciaram uma parceria para o desenvolvimento de projetos inovadores de Cidades Inteligentes no município. O memorando de entendimento foi assinado, nesta segunda-feira (13/12), pelo prefeito Rafael Greca, pelo presidente da ABDI, Igor Calvet e pela presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Cris Alessi.
A cooperação entre as instituições vai viabilizar a replicação de projetos e programas da ABDI voltados à inovação e cidades inteligentes. No entanto, essa não foi a primeira tratativa entre as entidades. A prefeitura utilizou o guia de boas práticas da Agência e insumos de consultoria técnica, também realizada pela ABDI, para desenvolver o decreto que instituiu o Programa Sandbox Curitiba, assinado no último dia 2.
De acordo com o prefeito Rafael Greca, a parceria de Curitiba com a ABDI, vai permitir à capital paranaense avançar em ações de cidades inteligentes, que é um dos pilares do Vale do Pinhão, e um dos principais movimentos da Prefeitura e do ecossistema de inovação de Curitiba para o desenvolvimento de soluções inovadoras. “A inovação só tem valor quando se torna um processo social, beneficiando a todos, como estamos promovendo em Curitiba agora com apoio da ABDI”, reforçou. As áreas beneficiadas serão mobilidade urbana, empreendedorismo, saúde, educação, urbanização e meio ambiente.
Para o presidente da ABDI, Igor Calvet, “Curitiba é destaque mundial quando o assunto é inovação e tecnologia, e a parceria com uma cidade tão madura nesse sentido mostra o sucesso das iniciativas da Agência. Especialmente o Sandbox, entre tantas iniciativas, vai realmente fomentar cidades inteligentes no Brasil”, afirmou.
Cris Alessi, presidente da Agência Curitiba, observa que a cooperação de Curitiba com a ABDI irá permitir a realização de estudos, intercâmbio de informações, conhecimentos e experiências visando ao desenvolvimento de projetos, indicadores e pesquisas nas áreas de interesse das duas instituições, cujas atividades serão delineadas em acordos específicos. “A ABDI já tem atuado em Curitiba. Em dezembro, a agência prestou consultoria para a capital na formulação do Programa Sandbox Curitiba, assinado pelo prefeito Rafael Greca no último dia 2, e que permitirá testes de projetos e soluções inovadoras de startups na cidade”, lembrou.
O documento assinado hoje prevê ainda a promoção, fortalecimento e execução de atividades relacionadas com o desenvolvimento tecnológico e industrial, realização de estudos, intercâmbio de informações, a promoção de seminários e cursos, o desenvolvimento de projetos, pesquisas e atividades que sejam consideradas relevantes na área. Por meio do acordo, a ABDI poderá apoiar projetos de Curitiba de Cidade Inteligente, Internet das Coisas, Ruas Inteligentes, Eletromobilidade, Big Data, Inteligência Artificial, Indústria 4.0, Smart Grid e Energias Renováveis.
Por fim, o prefeito Rafael Greca aproveitou a ocasião para convidar a ABDI para falar sobre assuntos relativos à inovação num evento destinado aos prefeitos brasileiros, que será realizado em março, em Curitiba.
Participaram da assinatura do termo o vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, o secretário de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação, Alexandre Jarschel de Oliveira, o assessor do gabinete do prefeito, Lucas Navarro, o diretor jurídico da Agência Curitiba, Frederico Augusto Munhoz da Rocha Lacerda, e o gerente da Unidade de Novos Negócios da ABDI, Tiago Faierstein.
Sandbox
O sandbox é um ambiente delimitado por lei municipal para servir de local de experimentação e validação de tecnologias de cidades inteligentes. É uma área sobre a qual a regulamentação é mínima, o que contribui para a atração de empresas de base tecnológica interessadas em um ambiente onde possam testar suas tecnologias.
No caso de Curitiba, não haverá uma região específica onde as tecnologias serão testadas. Na prática, toda a cidade vai se tornar um espaço para experimentação, unindo startups, empresas inovadoras, prefeitura e secretarias municipais para definir os desafios a serem enfrentados, buscando atender as necessidades da cidade e da população.
ABDI e Cidades Inteligentes
Na área de cidades inteligentes, a ABDI executa projetos que preveem testes e validação de tecnologias avançadas em parceria com prefeituras de todo o país, institutos de pesquisa e inovação, academia e setor privado. As iniciativas da ABDI envolvem soluções tecnológicas para questões como mobilidade urbana, segurança pública e controle do tráfego urbano. São elas Internet das Coisas (IoT), Big Data, Inteligência Artificial, Conectividade, Indústria 4.0, Mobilidade, Veículos Elétricos, Smart Grid e Energias Renováveis.