Dando continuidade à iniciativa da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) em parceria com o Secretariado do Diálogo Digital Brasil-Alemanha, acontece, nesta quarta-feira (9), em Porto Alegre (RS), workshop presencial sobre espaços de dados no Brasil. O evento, aberto ao público, é o segundo de uma série de três para subsidiar projeto inédito da Agência para o setor produtivo, e tem o apoio da Associação Brasileira de Indústria Elétrica e Eletrônica (ABINEE), da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ) e do NEO. No dia seguinte, 10 de agosto, o terceiro workshop acontece em São Paulo (SP).
De acordo com a analista de Produtividade e Inovação da ABDI, Isabela Gaya, os workshops buscam intensificar o diálogo sobre a relevância de espaços de dados para viabilizar modelos de negócios digitais e, principalmente, capturar perspectivas concretas para sua implementação no Brasil. “O objetivo é discutir formatos, conceitos, aplicações, oportunidades e desafios para a adoção dessas infraestruturas na indústria nacional”, explicou.
Espaços de dados são ambientes digitais estruturados e seguros, com regras transparentes para o compartilhamento de dados entre organizações. “Por auxiliarem a tomada de decisão, podem representar uma importante ferramenta para geração de valor e ganhos de competitividade para as cadeias produtivas e setores da economia”, afirmou o gerente da Unidade de Difusão de Tecnologias da ABDI, Bruno Jorge.
O representante do Secretariado do Diálogo Digital Brasil-Alemanha, Johannes Klingberg, acredita que espaços de dados são essenciais para obter os ganhos da indústria 4.0. Considerando que já estão sendo desenvolvidas iniciativas internacionais para criação de espaços de dados, agora é o momento ideal para que essa discussão também seja trazida para o Brasil, de acordo com ele.
Os especialistas do NEO, em parceria com os demais participantes da iniciativa, desenvolveram o documento “Data Spaces: Oportunidades para o Brasil”, que irá fornecer insumos técnicos para os workshops. A publicação pode ser acessada gratuitamente no site do Diálogo Digital através do link: https://digital-dialogues.net/en/news-details/publication-green-paper-on-data-spaces
Serviço
Workshop 2
Data: 09/08 (quarta-feira)
Hora: 14h30 às 17h
Local: Sede da ABINEE: Av. Ipiranga, 6681 – Tecnopuc Porto Alegre, Prédio 99A – Sala 206 – Partenon, Porto Alegre (RS)
Formulário de inscrição: https://bit.ly/dataspacesbr
Workshop 3
Data: 10/08 (quinta-feira)
Hora: 14h30 às 17h
Local: Sede da ABIMAQ: Av. Jabaquara, 2925 – Vila Monte Alegre, São Paulo (SP)
Formulário de inscrição: https://forms.office.com/r/FwPvFHVBpy
Programação
- Apresentação do conceito de Data Spaces;
- Identificação de desafios do Brasil para implementação de Data Spaces;
- Identificação de oportunidades para o Brasil com a implementação de Data Spaces;
- Apresentação dos grupos;
- Encerramento e debates com os participantes.