De olho nas ações de transformação digital do Nordeste

De olho nas ações de transformação digital do Nordeste

ABDI apresenta seus projetos em reunião com Federação das Indústrias do Estado do Ceará

Em um movimento para expandir as ações de transformação digital e estímulo à adoção e difusão de novas tecnologias para a região Nordeste, a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) participou, nesta sexta-feira (10/7), de reunião virtual do Conselho de Inovação e Tecnologia (COINTEC) da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC). 

Com apoio da assessora da ABDI, Andrea Macera, e da Gerente da Unidade de Transformação Digital, Adryelle Pedrosa, o presidente da ABDI, Igor Calvet, apresentou a missão e os projetos da Agência, com ênfase no edital do programa Digital BR, voltado para a região Nordeste, lançado no último dia 25. 

“Com esse projeto, nós queremos propagar e escalar soluções que ajudem os empreendedores a buscarem a maturidade digital das empresas no Ceará e no Nordeste. Temos que ver quais as parcerias possíveis e assim fomentar a digitalização na região”, disse.

O Programa Digital BR tem como objetivo selecionar projetos na região Nordeste voltados à transformação digital do setor produtivo, com foco em micro, pequenas e médias empresas, estruturados em redes e ecossistemas de inovação. Poderão participar arranjos compostos por, pelo menos, três instituições diferentes com competência para atuar na implementação do projeto. O edital fica aberto até o dia 10 de agosto. 

O Presidente do COINTEC, Sampaio Filho, destacou o interesse do conselho na parceria com a Agência. “Estamos ansiosos pela parceria com a ABDI. Vamos trabalhar em conjunto no estado do Ceará e unir forças para otimizar recursos e esforços”, afirmou.

SEDET e FIEC

O Secretário-executivo de Comércio, Serviços e Inovação da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), Júlio Cavalcante apresentou o projeto Clusters Econômicos de Inovação. “O foco do projeto é gerar melhores oportunidades de emprego e empreendedorismo através de inovações nos setores econômicos de maior potencial por região", explicou. De acordo com o secretário o programa vai levantar os problemas prioritários e desafios de cada região e trazer uma solução inovadora.

Na visão de Raphael Campos, assessor Especial da Diretoria de Inovação e Tecnologia da FIEC, fomentar a cultura de inovação ao integrar ações, transformar produtos e processos fortalecendo a capacidade de prover soluções para o setor industrial é prioridade para o estado. “Além disso, o Programa de Inovação Industrial do Sistema FIEC, tem como objetivo, promover a inovação de processos, produtos e modelos de negócios na indústria cearense, a partir da oferta de soluções integradas do sesis, senai e do iel, e por meio da realização de ações de fortalecimento de empresas de base tecnológica em parceria com ICTs”, completou.

O evento virtual reuniu representantes do IEL, SEBRAE-CE, FINEP-CE, SEDET entre outras Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs), entidades e empresas públicas e privadas do estado do Ceará. Dividido em blocos, o evento discutiu o programa “Clusters Econômicos de Inovação” da SEDET, as ações de fomento à inovação e de desenvolvimento de negócios do SEBRAE-CE e a agenda do Programa de Inovação Industrial do Sistema FIEC, voltado para o fortalecimento do ambiente de negócios e das práticas de inovação no setor industrial.

ABDI no Nordeste

A ABDI já vem atuando na região.  Em fevereiro foi assinado um Acordo de Cooperação Técnica (ACT), entre a ABDI e a prefeitura de Petrolina (PE) que permite a montagem de um Living Lab urbano no município.

O Hub de demonstração de tecnologias de Cidades Inteligentes será o primeiro da região. A cidade pernambucana foi escolhida por fazer parte da Rota de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) do MDR.