Delegação brasileira se encontra com mais de 200 empresários chineses

Delegação brasileira se encontra com mais de 200 empresários chineses

ABDI integra comitiva do Governo Federal que busca fortalecer ainda mais a parceria estratégica com a China, principal parceiro comercial do Brasil desde 2009

No primeiro dia de agenda oficial em solo oriental, a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) participou do Seminário Econômico Brasil-China: os próximos 50 anos, integrando a delegação do Brasil no país asiático. O evento foi realizado pela ApexBrasil nesta quarta-feira (5) e reuniu mais de 500 pessoas, entre 200 empresários chineses, além de altas autoridades dos dois países. O encontro também celebrou as cinco décadas de acordos comerciais e mostrou perspectivas vantajosas para investimentos no mercado do Brasil.

Diversos ministros de estado, como Simone Tebet (Planejamento), Rui Costa (Casa Civil) e Márcio França (Micro, Pequena e Média Empresa), além do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, apresentaram dados econômicos e vantagens para o investimento do capital chinês. Um dos destaques foi um mapa econômico com dados do PIB e diferentes cadeias produtivas brasileiras elaborado pelo setor de inteligência e dados da ApexBrasil – anfitriã do seminário.

Para o presidente da ABDI, Ricardo Cappelli, as relações bilaterais com a China preparam uma nova onda de investimentos no país, o que aponta para o desenvolvimento brasileiro. “Esses encontros são extremamente importantes, porque é aqui, olho no olho, que vamos construindo oportunidades para o setor produtivo, para a indústria. Isso significa mais oportunidade, mais emprego, mais prosperidade econômica para a população”, defendeu o presidente.

Ricardo Cappelli, presidente da ABDI, participa do Seminário Econômico Brasil-China

Preparação

A comitiva da ABDI também integrou a reunião preparatória da delegação brasileira para o encontro oficial da COSBAN (Comissão Alto Nível Brasil-China). O grupo reuniu-se na embaixada do Brasil, em Pequim, e traçou os últimos detalhes para o evento, que reunirá os vice-presidentes dos dois países na sede do Governo, o Palácio do Povo. Na reunião da COSBAN serão assinados diversos memorandos de intenção, além de anúncios de investimentos.

Liderada pelo vice-presidente Geraldo Alckmin, a delegação brasileira é composta pelos ministros Rui Costa (Casa Civil) Simone Tebet (MPO), Carlos Fávaro (MAPA), Wellington Dias (MDS), Márcio França (MEMP) e Paulo Teixeira (MDA), além dos presidentes da ApexBrasil, Jorge Viana, e da ABDI, Ricardo Cappelli.


Fotos: Vice-presidência da República