No primeiro dia de agenda oficial em solo oriental, a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) participou do Seminário Econômico Brasil-China: os próximos 50 anos, integrando a delegação do Brasil no país asiático. O evento foi realizado pela ApexBrasil nesta quarta-feira (5) e reuniu mais de 500 pessoas, entre 200 empresários chineses, além de altas autoridades dos dois países. O encontro também celebrou as cinco décadas de acordos comerciais e mostrou perspectivas vantajosas para investimentos no mercado do Brasil.
Diversos ministros de estado, como Simone Tebet (Planejamento), Rui Costa (Casa Civil) e Márcio França (Micro, Pequena e Média Empresa), além do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, apresentaram dados econômicos e vantagens para o investimento do capital chinês. Um dos destaques foi um mapa econômico com dados do PIB e diferentes cadeias produtivas brasileiras elaborado pelo setor de inteligência e dados da ApexBrasil – anfitriã do seminário.
Para o presidente da ABDI, Ricardo Cappelli, as relações bilaterais com a China preparam uma nova onda de investimentos no país, o que aponta para o desenvolvimento brasileiro. “Esses encontros são extremamente importantes, porque é aqui, olho no olho, que vamos construindo oportunidades para o setor produtivo, para a indústria. Isso significa mais oportunidade, mais emprego, mais prosperidade econômica para a população”, defendeu o presidente.
Preparação
A comitiva da ABDI também integrou a reunião preparatória da delegação brasileira para o encontro oficial da COSBAN (Comissão Alto Nível Brasil-China). O grupo reuniu-se na embaixada do Brasil, em Pequim, e traçou os últimos detalhes para o evento, que reunirá os vice-presidentes dos dois países na sede do Governo, o Palácio do Povo. Na reunião da COSBAN serão assinados diversos memorandos de intenção, além de anúncios de investimentos.
Liderada pelo vice-presidente Geraldo Alckmin, a delegação brasileira é composta pelos ministros Rui Costa (Casa Civil) Simone Tebet (MPO), Carlos Fávaro (MAPA), Wellington Dias (MDS), Márcio França (MEMP) e Paulo Teixeira (MDA), além dos presidentes da ApexBrasil, Jorge Viana, e da ABDI, Ricardo Cappelli.
Fotos: Vice-presidência da República