A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) acompanhou, na tarde desta quarta-feira (dia 01), o Demoday de startups ligadas à área da saúde. O evento online, realizado pela InovAtiva Brasil e Abstartups em parceria com o Ministério da Economia, reuniu soluções inovadoras para o combate ao coronavírus. Dez startups de todo o país foram selecionadas pela Associação Brasileira de Startups (Abstartups) para apresentar suas soluções a representantes do governo.
Além da ABDI, participaram do evento representantes dos Ministérios da Economia e da Saúde, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e de outras empresas interessadas.
Esse foi o primeiro de uma série de encontros para discutir soluções para enfrentar a pandemia. Nesse primeiro Demoday, as empresas apresentaram produtos e serviços em quatro segmentos específicos: testes rápidos para COVID-19, monitoramento epidemiológico, atendimento remoto (telemedicina e telepsicologia) e promoção de saúde na quarentena.
“O Demoday foi bastante útil para a prospecção de startups do próximo edital emergencial que a ABDI desenvolve. A chamada terá como foco soluções para mitigar o impacto da COVID-19 junto aos conglomerados urbanos com população mais vulnerável socioeconomicamente”, afirmou Lanna Dioum, coordenadora do Programa Conexão Startup Indústria da ABDI.
As soluções apresentadas variaram desde a realização de testes rápidos para COVID-19, em sistema de exame remoto e com possibilidade de mapeamento, a monitoramento de casos, mobilização de agentes locais para disponibilização dos testes; além de implementação de plataformas com gestão de dados, automação de protocolos e antecipação de resultados.
De acordo com Lanna, as startups que participaram “têm excelente portfólio e experiência em condições de prototipação, teste e implementação rápida”.
O Demoday foi realizado pelo programa de aceleração de startups InovAtiva Brasil e pela Abstartups em formato online por meio de plataforma de videoconferência. Conheça as startups que participaram e suas soluções:
Testes Rápidos
• Hilab- teste rápido para COVID-19 sorológico que leva 10 min. Com possibilidade de produção em escala. Deve estar disponível nas próximas semanas.
• Testfy- kit de testes para diagnosticar a doença por meio de coleta em casa.
• Eloopz- uso de teste Hilab em sistema drive-thru (parceria entre startups).
• Full DNA- Sistema de análise de suscetibilidade genética à COVID-19.
Promoção de saúde
• Talent Academy- Ferramenta online para organizações que identifica principais preocupações de colaboradores e gera dicas e informações customizadas de forma automática.
Monitoramento epidemiológico
• Carefy- gestão de internações e acompanhamento de pacientes no hospital ou em casa
• Ephealth- notificação da COVID-19 por meio de agentes comunitários de saúde, preparação para notificação compulsória por profissionais e autoridades.
• Dev4Us- Acolhimento, controle de sintomas e monitoramento da população.
Atendimento remoto
• Mindify- automação de protocolos de triagem e acompanhamento residencial, automação de protocolos assistenciais no ambiente hospitalar.
• Triágil- solução de triagem, orientações e monitoramento online de pacientes com suspeita de COVID-19.