A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) participou nesta quarta-feira, 12, do Construa Brasil – Encontro com Gestores Públicos: Simplificação e Desburocratização de Licenciamento Urbanístico, seminário realizado no auditório do Ministério do Planejamento e Orçamento, em Brasília.
O evento buscou sensibilizar e indicar caminhos para reduzir o excesso de burocracia e promover a simplificação do processo de licenciamento, com divulgação e casos reais e dos EADs disponíveis no projeto. A iniciativa é parte do Projeto Construa Brasil, realizado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) em termo de colaboração técnica com a Rede Catarinense de Inovação (Recepeti).
Participaram da abertura do evento a gerente da Unidade de Transformação Digital, Adryelle Pedrosa, o secretário de Desenvolvimento Industrial, Inovação, Comércio e Serviços do MDIC, Uallace Moreira, o presidente do BIM Fórum Brasil, Rodrigo Koerich, além de representantes do Sebrae e Caixa Econômica Federal.
“Esse é um evento importante para o projeto Construa Brasil, porque promovemos mais um conjunto das inúmeras entregas desse projeto, liderado pelo MDIC. É um projeto que tem 9 metas, 31 submetas e que envolve a cadeia de construção como um todo, agentes públicos e privados que tem trabalho de maneira forte e coordenada para que a gente alcance um projeto que tenha valor para a sociedade”, destacou Rodrigo Koerich.
Adryelle Pedrosa, que representou o presidente da Agência, Ricardo Cappelli, destacou o papel da ABDI no processo de desburocratização do setor de construção e citou ações promovidas pela Agência, como o BIM BR, a Biblioteca Nacional do BIM e o curso Democratizando BIM
“A ABDI, para além das questões de desburocratização, tem um especial foco para a transformação digital, a digitalização do setor da construção, sobretudo para a disseminação do BIM e para o estímulo da construção industrializada”, afirmou Pedrosa. “Nesse sentido, a gente acredita que a metodologia do BIM traz uma mudança de paradigma e que tem promovido o aumento de produtividade e de sustentabilidade no setor da construção”, completou.
Na ocasião, a gerente anunciou que, ainda este ano, a Agência lançará um curso EAD voltado para a capacitação de gestores público. “A ideia é habilitar os gestores públicos a demandarem o uso preferencial de BIM nas obras públicas, atendendo as especificações da nova lei de licitações”.
Política industrial
Durante o encontro, o secretário Uallace Moreira destacou a importância do Programa Construa Brasil – que tem como principal objetivo melhorar o ambiente de negócio do setor da construção, incentivando as empresas a se modernizarem – para a execução da Nova Indústria Brasil (NIB). Uallace ressaltou ainda a atuação das instituições como ABDI, Sebrae e Caixa para a modernização do setor.
“Esse evento coincide com um momento muito importante para o Governo Federal, porque o Construa Brasil mostra que política industrial não se limita a recursos, estritamente dizendo, com subsídios, com incentivos, com créditos. É óbvio que esses instrumentos são estratégicos e fazem parte de qualquer política industrial no mundo, mas a regulação também é um instrumento estratégico, porque ela pode otimizar o tempo, elevar produtividade”, argumentou.
Foto: Thaís Holanda