Dando sequência às ações de planejamento estratégico da Agência Brasileira de Desenvolvimento (ABDI), o presidente Ricardo Cappelli reuniu-se nesta segunda-feira, 4, com os gerentes e analistas para discutir o desempenho da indústria brasileira nos últimos anos.
Dado recente divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 2,9% em 2023 frente a 2022. Houve crescimentos na Agropecuária (15,1%), na Indústria (1,6%) e em Serviços (2,4%).
Além de observar o crescimento do PIB no Brasil, os especialistas da ABDI apresentaram dados do nível de produção física da indústria de transformação dos últimos anos. Entre 2016 e 2023, a maioria dos setores industriais registraram redução do nível de produção.
“Para os próximos anos, temos o desafio de contribuir para o aumento da qualidade do crescimento industrial, com foco em investimento em tecnologia e sustentabilidade. Nesse sentido, a política Nova Indústria Brasil é essencial”, destaca o gerente da Unidade de Fomento às estratégias ASG, Rogério Araújo.