A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e a Agência Nacional de Mineração (ANM) concluíram mais um ciclo de atividades no âmbito do programa Destrava Brasil. Entre os dias 24 e 28 de março, os servidores da ANM participaram de oficina que contemplou um treinamento de Lean Office ou Escritório Enxuto, na tradução literal, seguido pelo mapeamento de cinco processos.
Realizado na sede da ABDI, em Brasília (DF), e coordenado pela professora de Gestão da Fundação Dom Cabral (FDC), Marcela Nani, o treinamento capacitou os servidores para a elaboração do mapeamento do fluxo de valor de cinco processos relativos à outorga e fiscalização.
“Estamos iniciando uma jornada de melhorias para a gestão da ANM, no âmbito do Destrava Brasil. O próximo passo será analisar os “achados” dos mapeamentos e construir um plano de ação para implantação de melhorias, com o monitoramento de indicadores relacionados aos processos”, destacou a gerente da Unidade de Novos Negócios, Vandete Mendonça, no encerramento do treinamento.
A coordenadora de Fiscalização da ANM, Marina Mendes, afirmou que foi bem proveitoso ter uma visão geral da análise, padronização e mensuração de processos. “A partir dessa atividade, conseguiremos colocar todo mundo no mesmo nível, além de levar os conhecimentos adquiridos e aplicá-los em outros processos da Agência”, ressaltou Marina.
Na opinião do superintendente de Outorga da ANM, Cláudio Freire, as atuações da ABDI e da FDC estão sendo essenciais para esse tipo de ação e para a motivação das equipes. “O maior desafio é a mudança de cultura, e uma ação externa é importante para trazer motivação, criatividade e inovação”, apontou.
Cláudio também disse ter ficado satisfeito com o engajamento dos participantes e que o treinamento foi uma “semente plantada” para a concretização de um processo contínuo. “Estamos criando um núcleo de inovação que, com o tempo, será um disseminador”.
Treinamento
Nos dois primeiros dias, a professora da FDC apresentou os fundamentos, conceitos, ferramentas e aplicações do Lean Office, filosofia que busca reduzir prazos e custos e aumentar a qualidade e eficiência das organizações através da identificação e eliminação de desperdícios ao longo dos processos.
No treinamento, os participantes exercitaram a implantação do Lean em um case fictício e, somente depois disso, partiram para o mapeamento dos cinco processos estratégicos.
“Essa técnica é importante para que os participantes exercitem os conceitos e ferramentas e identifiquem e exponham problemas de forma imparcial. Para em um segundo momento focarem nas análises dos seus próprios processos de forma mais realista e assertiva”, esclareceu Marcela.
Nos três dias seguintes, os participantes foram divididos em grupos para a elaboração e análise dos mapeamentos do estado atual dos processos priorizados, conforme suas expertises.
Destrava Brasil
O programa Destrava Brasil tem como objetivo implementar ações voltadas para a redução do Custo Brasil, aumentando a eficiência dos processos internos das agências reguladoras e promovendo maior celeridade no atendimento às demandas do setor privado.
O Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre a ABDI e a ANM foram estruturados dois projetos com aporte de R$ 10,28 milhões da ABDI: 1 – Modernização Normativa e Administrativa; 2 – Análise Automatizada de Projetos Inteligentes.
Serão analisados e simplificados 135 resoluções e 15 portarias, também serão remodelados 5 processos internos. Para esse redesenho de fluxos, avaliação e revisão das normas e macroprocessos, ABDI e a ANM contarão com o apoio dos profissionais e técnicos da Fundação Dom Cabral.