Edital de inovação organizado pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) acelerou 272 micro e pequenas empresas (MPEs) em Vitória da Conquista (BA) e mais sete cidades da região. De janeiro a agosto deste ano, essas empresas ampliaram a presença no ambiente digital, dobraram o faturamento, expandiram o número de vendas, ganharam novos mercados, unificaram canais de comunicação direta com os clientes, otimizaram a oferta de produtos e serviços.
Os processos de inovação adotados resultaram em um crescimento de 22% da maturidade digital das empresas participantes no geral, sendo 64% a média entre elas. A aplicação de novas tecnologias e, ou a retomada estratégica delas, a reestruturação dos negócios contou com o apoio do Hub Conquista, projeto selecionado para a fase de escala do edital 1 do programa Digital.BR, da ABDI, voltado para a digitalização das MPEs.
O Hub Conquista desenvolveu uma metodologia que impulsiona os negócios para a transformação digital e apresenta como solução a aplicação de tecnologia nos processos de gestão, que variou de acordo com o perfil e demanda de cada um. A partir do Programa de Transformação Digital desenvolvido pelo Hub, foi possível identificar a evolução do nível de maturidade de cada empresa participante, comparando o diagnóstico da situação inicial com o da final.
“Os impactos positivos na realidade desses empresários têm mostrado a efetividade do programa e exposto o potencial das MPEs brasileiras em diferentes regiões do país. Os resultados foram tão positivos que abrimos o segundo certame, para seguir fomentando esses empreendimentos, responsáveis por quase um terço do PIB brasileiro”, ressalta Adryelle Pedrosa, gerente da Unidade de Transformação Digital da ABDI.
Para além dos números, os micro e pequenos empresários relatam os impactos reais nos negócios. Iris Santiago Meira, sócia-administradora da BR MAP, empresa de soluções em rastreamento e monitoramento de veículos, afirma que o programa foi fundamental para ampliar o atendimento digital e desburocratizar processos administrativos, como a digitalização dos contratos.
“Nem sempre a pessoa que vem até o nosso escritório contratar os nossos serviços, ou que recebe os equipamentos para uso, é a mesma responsável por assinar o contrato, e isso dificultava muito o fechamento do negócio. A partir da consultoria do Hub, trocamos o contato físico pelo digital, que teve um impacto significativo no nosso fluxo de trabalho e possibilitou o atendimento a clientes de outras regiões”, destacou.
De acordo com a sócia-diretora da Maturi Organiza, empresa que comercializa produtos e serviços para gestão e organização do lar, o contato com os agentes de inovação do Hub Conquista “foi um marco”. Alessandra Souza de Oliveira tem o negócio há dois anos, concluiu as etapas do programa com o máximo de aproveitamento e comemora os resultados positivos.
“Durante o programa alinhamos o on-line com o off-line e passamos a pensar a empresa de maneira profissional: retomamos o nosso site, que estava desativado; ampliamos a presença nas redes sociais e o uso de ferramentas inteligentes, como o Google meu negócio; abrimos uma loja física; e dobramos o faturamento da empresa”, declarou Alessandra.
A Clínica de estética e saúde Lila Barreto, de Vitória da Conquista, agregou recursos de automação para os diferentes ambientes do espaço, como por exemplo comandos de iluminação. “O programa trouxe inovação para o meu negócio sem perder a humanização, que é a essência do meu trabalho”, explicou Lila Barreto. Lila também se diz muito satisfeita com o conteúdo que recebeu sobre gestão e planejamento estratégico e agora comemora uma parceria internacional para tratamento de terapia capilar que concretizou recentemente. “O programa me levou aonde eu nunca pensei que pudesse chegar”, acrescenta.
Digital.BR
O Digital.BR é um programa da ABDI voltado para promover a transformação e a maturidade digital em MPEs das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, por meio de Editais para seleção de projetos, formados por redes. Lançado em 2020, o primeiro edital selecionou oito projetos para o piloto. Três deles passaram para a etapa de escala do programa, e receberam R$ 1,5 milhão, cada um, para ampliar as ações de transformação digital que desenvolveram na primeira fase. Os três projetos –Transforma RN, no Rio Grande do Norte; Hub Conquista, em Vitória da Conquista, na Bahia; e Digital PE, em Pernambuco – irão atender 950 empresas até março de 2023.
O Hub Conquista foi o terceiro colocado entre os três projetos selecionados para a fase de escala do primeiro edital do programa. Durante a fase piloto, o Hub Conquista atendeu 88 empresas certificadas e na fase de escala outras 272. Nesta segunda etapa, além de Vitória da Conquista, o Digital.BR alcançou micro e pequenas empresas de outros sete municípios próximos, são eles: Brumado, Caetité, Guanambi, Ilhéus, Itabuna, Jequié, Santo Antônio de Jesus. O Hub é formado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Prefeitura de Vitória da Conquista; Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL); Fundação Educacional de Ciência e Inovação (Fundec); pelo Sebrae/Bahia; e pelo Governo do Estado da Bahia.
Digital.BR 2 – O segundo edital do Digital.BR foi lançado em outubro de 2021, e selecionou dez projetos para a etapa piloto. São eles: Mais Performance Moda (RN), Inova Digital (MS), Rota Digital da Moda Goiana (GO), Rede Pernambucana de Inovação Tecnológica (PE), Mais Rondônia (RO), Rede Alagoana de Transformação Digital (AL), Hub da Indústria (DF), Bahia In Rede (BA), Rede MT (MT) e Digitalize-SE. No piloto, que terá duração de nove meses, 615 empresas serão atendidas. Na etapa de escala, com duração de 18 meses, os seis projetos que obtiverem a melhor pontuação deverão beneficiar 1.500 empresas.