Digital BR classifica oito projetos de transformação digital no Nordeste

Digital BR classifica oito projetos de transformação digital no Nordeste

Os pilotos selecionados serão implementados em Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte, Bahia e Alagoas. Mais de 1.500 empresas de pequeno po

O programa Digital BR, da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), selecionou 8 (oito) projetos para a fase de implementação de piloto. O programa tem o objetivo de investir em projetos que promovam a transformação digital de micro, pequenas e médias empresas no Nordeste, com investimentos totais de R$ 14 milhões.

Os oito selecionados são: Digitaliza PMI, Petrolina Economia Digital e Pernambuco 4.0, de Pernambuco; RASTUM e Redes Obras Digitais, ambos do Ceará; Rede Sudoeste Inova, da Bahia; Transforma RN, do Rio Grande do Norte; e Construção Alagoas em Rede, de Alagoas (confira abaixo detalhes sobre cada um).

Os projetos foram selecionados dentre 17 que passaram pela fase de refinamento, quando foram utilizadas metodologias, mentorias e ferramentas para auxiliar as redes proponentes na melhor qualificação do problema e da solução, bem como na definição de um plano consolidado para a implementação do projeto em nível de piloto. Foram mais de 180 agentes públicos e privados, participantes das redes, capacitados na etapa de refinamento. Cada projeto selecionado para esta fase receberá o prêmio de até R$ 1,5 milhão para implementação dos pilotos.

A avaliação de mérito dos projetos foi realizada por uma banca e, após a fase de interposição de recursos e contrarrazões, foi divulgada a lista dos finalistas. “Esse é um edital que muito nos alegra na ABDI, porque nos permite colocar em prática a nossa missão de fazer a transformação digital no setor produtivo brasileiro com algo que nos alegra ainda mais: fazer isso na região Nordeste”, afirmou o presidente da ABDI, Igor Calvet, ao anunciar os finalistas.

Agora, o Digital BR entra na fase de implementação dos projetos pilotos e “a expectativa do programa como um todo é impactar mais de 1.500 empresas, distribuídas em 14 municípios da Região Nordeste, contribuindo para o aumento da sua maturidade digital e inserção qualificada nesse universo cada vez mais conectado”, explicou Adryelle Pedrosa, Gerente da Unidade de Transformação Digital, da ABDI.

Conheça todos os projetos pré-selecionados, suas descrições, as redes de instituições proponentes e as unidades operacionais executoras de cada um deles: 

Digitaliza PMI, PE – visa alavancar a eficiência das indústrias, cobrindo diversos aspectos operacionais e táticos. Os três principais eixos do programa são: Implantação do MinA (Minha Indústria Avançada), ferramenta de digitalização da produção que permite a visualização em tempo real da eficiência de uma linha de produção; adaptação do Programa Desenvolvimento da Gestão de Indicadores do SEBRAE (PDGI); e consultoria de Lean Manufacturing, do SENAI. Espera impactar, na fase de piloto, cerca de 120 micro e pequenas empresas no setor industrial, localizadas nos municípios de Recife, Caruaru, Petrolina e Serra Talhada.

Petrolina Economia Digital, PE – soluções que atuam nas dimensões Tecnologia, Gestão e Consumidor, necessárias para mudança de mindset com o processo de digitalização, conduzindo para transformação digital e atacando diretamente as causas que resultam na baixa capacidade digital do comércio das Micro e Pequenas empresas de Petrolina-PE. Espera impactar cerca de 150 micro e pequenas empresas no setor de comércio varejista de vestuário e acessórios de Petrolina, localizadas no centro do município, excetuando-se as lojas de shopping centers.

Pernambuco 4.0, PE – Diante da baixa capacidade de inovação digital das MPMEs da indústria de transformação, que provoca perda de faturamento, baixa inovação, competitividade e produtividade, a solução proposta é focada nos resultados inversos e endereça cada uma das causas raízes deste problema. A solução proposta se baseia na metodologia de inovação aberta do Open Innovation Lab – OIL, do Porto Digital. Espera impactar cerca de 180 micro, pequenas e médias empresas do setor industrial, localizadas nos municípios de Recife, Caruaru e Petrolina. 

RASTUM, CE –  prevê o desenvolvimento de um sistema de rastreabilidade com foco na cadeia do atum do Ceará, da captura ao beneficiamento. O sistema único permitirá a concentração das informações relativas às atividades industriais de pesca extrativa no estado e posterior acompanhamento e monitoramento por parte de entes privados e públicos intervenientes. Espera impactar, cerca de 50 empresas de pequeno e médio porte nos municípios de Fortaleza e Sobral.

Rede Obras Digitais, CE – busca solucionar a falta de automação, pouca acurácia nos processos e a dificuldade na compilação dos dados coletados e na interpretação das informações geradas em operações da construção pesada. Propõe integrar dispositivos de sistemas embarcados às atividades operacionais da construção pesada.  O recurso facilita a comunicação, agiliza a realização de atividades, contribui para a redução de custos e automatiza processos manuais, mitigando ou reduzindo grande parte dos problemas pertinentes ao processo produtivo do segmento. Espera impactar, na fase de piloto, cerca de 200 empresas de micro e pequeno e médio porte da indústria da construção pesada nos municípios de Fortaleza, Crateús, Iguatu, Juazeiro do Norte, Quixadá e Sobral.

Sudoeste Inova, BA – oferecerá ao usuário um ambiente completo e contínuo de transformação digital (em HUB), começando com metodologia testada e validada do IEBT –Inovação. A partir de um diagnóstico de maturidade digital e de produtividade, a solução identificará empresas para digitalizar processos internos de gestão e incrementar receitas on-line, como também fidelizar clientes por meio de canais digitais. Espera impactar cerca de 600 empresas de micro e pequeno portes, do comércio e prestação de serviços, nos municípios de Vitória da Conquista e Guanambi.

Transforma RN, RN – proposta de Hub de Conexões para ofertar Programa de Transformação Digital, capaz de prospectar ativamente e identificar as reais necessidades das organizações nesse aspecto. Realização de trabalho a sensibilização e prospecção de empresários, por meio de eventos específicos, para despertar a necessidade e interesse sobre a proposta; aplicação de Diagnóstico do César, para identificação da maturidade digital da empresa; e, a partir das necessidades constatadas, elaborar plano de ação, para cada realidade em específico dentro dos 8 eixos de transformação digital. Espera impactar cerca de 550 micro, pequenas e médias empresas dos setores industrial, comercial e prestadores de serviços localizadas nos municípios de Natal, Caicó e Mossoró.

Construção Alagoas em Rede, AL – busca fortalecer todo o segmento da construção por meio da disponibilização de informações confiáveis sobre fornecedores e prestadores de serviços da cadeia, cadastrados na plataforma Marketplace Construção Alagoas. Disponibilização de uma plataforma on-line que irá unir ofertantes e demandantes de serviços e produtos no segmento da construção, diminuindo o risco de contratação de pessoas que estão fora do ciclo tradicional de fornecedores da cadeia, e permitindo a avaliação dos compradores com maior segurança na prestação do serviço/produto. Espera-se impactar cerca de 30 empresas fornecedoras e/ou prestadoras de serviços, de micro, pequenos e médios, na cadeia de valor da construção civil, nos municípios de Maceió e Arapiraca.

PROJETOS UF REDE PROPONENTE UNIDADE OPERACIONAL EXECUTORA
RASTUM CE Federação das Indústrias do Estado do Ceará – FIEC
Universidade Federal do Ceará – UFC
Universidade Estadual do Ceará – UECE
Sindicato das Indústrias de Frio e Pesca no Estado do Ceará – SINDFRIO    Federação das Indústrias do Ceará – FIEC
Federação das Indústrias do Estado do Ceará – FIEC
Digitaliza PMI PE Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Pernambuco – Sebrae/PE
Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Pernambuco (SENAI-PE)
Fundação para Inovações Tecnológicas Pernambuco (FITec PE)
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco
SENAI/PE
Pernambuco 4.0 PE Núcleo de Gestão do Porto Digital
Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco
UFPE – Universidade Federal de Pernambuco
SECTI – Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco
SDECTI – Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação de Recife
SOFTEX RECIFE – Centro de Excelência em Tecnologia de Software do Recife
Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Pernambuco – SEBRAE/PE
Núcleo de Gestão do Porto Digital
Petrolina na Economia Digital PE Petrolina na Economia Digital    PE    Prefeitura Municipal de Petrolina – Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Petrolina
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano – IF Sertão-PE
Câmara de Dirigentes Lojistas de Petrolina
Sindicato do Comércio Varejista de Petrolina
Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia – FACTO
Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Pernambuco – SEBRAE/PE    Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia – FACTO
Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia – FACTO
 
Rede Obras Digitais CE Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial-SENAI
Sindicato da Indústria da Construção Pesada do Ceará – Sinconpe CE
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE
Certific NET – Treinamentos, Capacitação e Certificação Ltda
SENAI/CE
Transforma RN RN Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN
Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte – FIERN
Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Norte – SEBRAE/RN
Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (SEDEC)
Agência de Fomento do Rio Grande do Norte S.A
SEBRAE/RN
Rede Sudoeste Inova BA Movimento Pró-Conquistas
ABRACON – Associação de Bares, Restaurantes da Indústria Alimentícia Fora do Lar de Vitória da Conquista
Fundação Educacional de Ciência e Inovação – FUNDEC
Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado da Bahia – SEBRAE/BA
Prefeitura de Vitória da Conquista
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação – SECTI
Associação Comercial Industrial de Vitória da Conquista (ACIVIC)
Câmara de Dirigentes Lojistas de Vitória da Conquista (CDL)
FIEB – Federação das Indústrias do Estado da Bahia
Banco do Nordeste do Brasil S/A
Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Vitória da Conquista (SINCOMERCIOVC)
UESB – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Instituto Educacional Santo Agostinho S/A
IFBA – Instituto Federal da Bahia – Campus Vitória da Conquista
AINVIC – Associação de Indústrias de Vitória da Conquista
FAINOR – Faculdade Independente do Nordeste
VH Corp Aceleração e Gestão de Inovação LTDA    Fundação Educacional de Ciência e Inovação – FUNDEC
Fundação Educacional de Ciência e Inovação – FUNDEC
Construção Alagoas em Rede  AL Sindicato da Indústria da Construção do Estado de Alagoas  (SINDUSCON/AL)
Federação das Indústrias do Estado de Alagoas
Serviço de Apoio às micro e pequenas empresas de Alagoas – SEBRAE/AL
Gabinete de Governança – Prefeitusa de Maceió/AL
Universidade Federal de Alagoas – UFAL
FIEAL – Federação das Indústrias do Estado de Alagoas