Digital.BR estimula empresas baianas a expandir e-commerce

Digital.BR estimula empresas baianas a expandir e-commerce

Projeto Conecta Bahia Marketplaces, executado pelo Hub Conquista, tem como meta atender 160 negócios em todo estado.

Expandir seus canais de venda e acessar um mercado consumidor mais amplo. Esse alvo ficou mais fácil de ser alcançado pelas empresas do sudoeste baiano, com o apoio do projeto Conecta Bahia Marketplaces, que foi selecionado pelo edital do Digital. BR, iniciativa da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) para apoiar micro, pequenas e médias empresas das regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste na adoção de ferramentas digitais para viabilizar o aumento de produtividade e de maturidade digital.

Nos dias 27 e 28 de agosto, a Agência realizou uma visita técnica ao centro de inovação que executa o projeto, o Hub Conquista, que fica em Vitória da Conquista, no sudoeste baiano. Na ocasião, o diretor de Desenvolvimento Produtivo e Tecnológico da Agência, Carlos Geraldo Santana, e o analista de produtividade de Inovação Roberto Pedreira também visitaram empresas da região para acompanhar como essas estão sendo auxiliadas no processo de implementação de ferramentas de marketplaces para expandir suas vendas.

“Essa imersão é muito importante, porque estamos vendo in loco como o Digital.BR tem transformado as empresas, que estão se digitalizando com o objetivo claro de aumentar suas vendas on-line”, afirmou Carlos Geraldo. “O Hub está levando conhecimento para os micro, pequenos e médios empresários, que são aqueles que empregam e geram renda no país’, acrescentou.

Para Pedreira, gestor do projeto, os ganhos do Conecta são visíveis. “Vimos aqui resultados já concretos do trabalho que está sendo desenvolvido para capacitar as empresas e qualificá-las na inserção do comércio eletrônico”, disse. “A entrada das empresas de pequeno porte no mundo digital é um caminho inexorável e o projeto do Hub Conquista traz uma metodologia muito palatável, muito didática, que consegue envolver os empresários”, completou.

Conecta Bahia Marketplaces

Por meio do projeto Conecta Bahia Marketplaces, o Hub Conquista presta consultoria e assessoria técnica de cunho prático para MPEs interessadas em expandir suas vendas de forma consistente e planejada em marketplaces disponíveis no mercado.  O projeto oferece capacitação e orientação para que as empresas atualizem seus modelos de negócio e expandam a venda de seus produtos para o mercado digital. Promove, ainda, o engajamento com clientes e fornecedores, a automatização da gestão do estoque, além de análise de dados para a tomada de decisão.

Para isso, o projeto disponibiliza capacitações – presenciais, online e videoaulas gravadas e e-books – em métodos e ferramentas de omnichannel, gestão estratégica de compras/insumos/produtos, gestão de estoque por meio de ferramentas digitais. Oferece também capacitação para a seleção de produtos com margem de oferta, gestão de margem/rentabilidade, integração com marketplaces e desenvolvimento de habilidades em Supply Chain.

Como funciona

O CEO do Hub Conquista, Victor Teles, explica que a iniciativa do projeto surgiu a partir da análise de que muitas MPEs do interior tinham dificuldade em ingressar em marketplaces, realizar vendas nesses canais, assim como de precificar e divulgar seus produtos.

“O Conecta surgiu para auxiliar essas empresas. Elas ficam sob acompanhamento ao longo de seis meses em consultorias presenciais, onde elas primeiro tratam da escolha dos produtos, de estoque, do controle de estoque, o que é muito necessário para que essas vendas sejam feitas de forma efetiva. E, então, a gente parte para o cadastro das empresas e dos produtos nos marketplaces até a primeira venda da empresa”, explicou Victor.

“Através do Conecta, a gente consegue associar essas empresas ao conhecimento que a gente conseguiu desenvolver por meio da ABDI. Dessa forma podemos acompanhá-las e efetivar essas vendas on-line”, completou.

O projeto contemplou, em sua fase piloto, 60 empresas no sudoeste baiano, tendo apresentado aumento médio de 42,3%, no índice de maturidade digital, e de 21,3%, na produtividade das empresas participantes.

Para a etapa de implementação do plano de escala, a previsão é beneficiar 160 empresas. As metas previstas na etapa de escala são: crescimento médio de 30% na maturidade digital e de 20% na produtividade das empresas.

A rede responsável pela execução do projeto é formada pelo Hub Conquista, que é a entidade executora, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia (SECTI/BA), a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista/BA e o SEBRAE/BA.

Empresas

No primeiro dia da visita técnica, a ABDI e o Hub Conquista realizaram uma reunião virtual com três empresas industriais localizadas em municípios vizinhos à Vitória da Conquista. São elas: a Cacaus Biocosméticos, startup de Salvador que trabalha na cadeia do cacau com foco na produção cosmética; a Simplicitude, startup de Coaraci que comercializa chocolate gourmet e busca fortalecer a cadeia produtiva do cacau-cabruca; e a Start Solidarium, de Governador Mangabeira, que desenvolveu uma tecnologia chamada Reparô, com patente publicada, que transforma resíduos de isopor em um material de grande potencial para aplicações na manufatura e na construção civil.

No segundo dia, a equipe visitou as empresas Amor Divino Papelaria e Presentes, a revendedora de peças Magna Moto, a farmácia de manipulação Macela Dourada e a Arcobaleno Tintas e Texturas.

Virada de chave

Amor Divino – a papelaria comercializa há sete anos artigos personalizados. A dona, Carla do Amor Divino, começou a empreender vendendo canetas pela internet e, com o tempo, abriu a loja focada em papelaria e presentes.

“Estou muito feliz com a loja e busco sempre melhorá-la. O Hub chegou exatamente no momento crucial para a gente conseguir fazer mais melhorias e desenvolver um pouco mais da loja. Eu tinha pausado as vendas do marketplace há bastante tempo e, aí, o hub chegou com ferramentas, instruções e com direcionamento, de uma forma que facilitou muito o meu trabalho e o meu retorno para os marketplaces”, contou.

Magna Moto – a empresa está em Conquista desde 1988, sendo especializada na venda de peças na região. Possui um setor que já fez vendas via Mercado Livre e está expandindo para a Amazon, já em fase de otimização de anúncios.

“Nós já temos mais de 30 anos de história e, agora, com a digitalização das vendas, percebemos que é importante para a empresa entrar no mundo digital também. Estamos cadastrando os nossos produtos e esperamos fazer muitas vendas no ano”, afirmou Estela, que disse ainda que a meta da empresa é vender para todo o Brasil. “A internet está aí para expandir o mercado para o país inteiro”, projetou.

Macela Dourada – A farmácia tem 30 anos de história em Vitória da Conquista, sendo referência na área de medicamentos manipulados.  Possui um alto índice de maturidade digital e tem processos bem definidos, já atuando com entregas na cidade. A empresa já realizou sua primeira venda no marketplace, sendo o seu sérum manipulado o primeiro produto do tipo cadastrado no Mercado Livre.

“A entrada nos marketplaces foi um start oportuno. A gente já está consolidado em lojas físicas, né? E não tínhamos ainda essa caminhada no digital. Então o Hub Conquista veio em boa hora”, disse Ricardo Luís Canesi, diretor da farmácia. Ricardo contou como tem sido a atuação do agente de inovação do Hub Conquista que acompanha o seu negócio. “O acompanhamento on-line e presencial resultou na implantação do produto no mercado livre e nossa expectativa realmente é expandir o negócio através do virtual e levar o nosso produto, que tem muita qualidade, para novos mercados”, finalizou.

Arcobaleno – empresa de tintas e texturas autorizada da Sherwin Williams, com atuação em Vitória da Conquista desde 2018. A empresa já se cadastrou em dois marketplaces, apresenta maturidade em gestão e análise de dados e já utiliza estratégias focadas em dados para a tomada de decisão.

O dono, Isaac Premoli, conta como tem sido participar do projeto. “Foi algo muito disruptivo mesmo para mim, que já tenho experiência de mais de 10 anos na área de tinta atendendo o consumidor no balcão e ajudando a escolher a cor, pegando a lata de tinta na loja. Então atender um consumidor final [no marketplace] que já está dizendo para mim o que quer e eu só preciso enviar esse pacote no correio tem sido inovador”, disse.

Isaac está esperançoso com a ampliação das vendas. “Estou acreditando que a gente vai avançar muito. Hoje estamos no sudoeste da Bahia, mas já estou atendendo cidades vizinhas. Então, posso dizer o seguinte: que acredito que o Brasil é o limite para mim, né?”, afirmou. “Agradeço e conto com o apoio de vocês”, finalizou.

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