Digitalização da economia brasileira está em estágio inicial, mostra ABDI

Digitalização da economia brasileira está em estágio inicial, mostra ABDI

Para Guto Ferreira, conexão com startups é caminho para superar dificuldades do setor produtivo e gerar negócios para novos empreendedores

A digitalização da economia no país está entre o estágio inicial e o conectado. É o que aponta levantamento feito pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), que utilizou uma ferramenta de auto avaliação com 260 empresas. A partir das respostas foi possível gerar um índice para medir a maturidade dos processos, produtos, sistemas de informação e da organização das indústrias. Em uma escala de um a quatro, o Brasil tem uma média de 1,98.

A dimensão das indústrias com melhor índice de digitalização é a da Organização (gestão e competências), com 2,12. Em seguida está Sistemas de Informação, com 2; Processos, com 1,99; e Produtos, com 1,82.

“Estamos atrás do Chile, Peru e de um monte de gente na América do Norte, Oceania, Ásia e Europa. Agora, pergunto: Se eu tenho seis mil jovens na Campus Party, diversas pessoas na área meio, eventos como Startup Weekend, como eu posso ter o setor produtivo com essa média geral?”, questionou Guto Ferreira, presidente da ABDI, durante palestra na Campus Party, um dos maiores eventos de tecnologia do país.

Na escala, zero é o estágio primitivo, um o iniciante, dois o conectado, três o inteligente e quatro o digital. Para a plateia formada por muitos jovens e integrantes de startups, Guto Ferreira destacou que o papel do Governo Federal é o de indutor desta digitalização, mas que o setor privado e os empreendedores não estão se comunicando como deveriam. No entanto, este mesmo cenário gera oportunidades.

“Vocês resolvem problemas. O setor produtivo espera que vocês levem a eles uma redução de custos, esta redução tem o poder de aumentar a produtividade. É isso que eles esperam das startups. Se fizerem isso, vocês têm um negócio, um carimbo da indústria e escala. O setor produtivo também tem que trabalhar em colaboração com as startups”, completou.

O resultado do levantamento da ABDI revela que a adoção de tecnologias e processos da indústria 4.0 é feita de forma isolada e não integrada a cadeia de fornecedores. “Isso mostra o grande potencial da digitalização em gerar ganhos de eficiência em toda a cadeia de valor”, analisa Guto Ferreira.

O questionário para as empresas realizarem a auto avaliação ainda está aberto e pode ser preenchido no site: www.industria4.0.abdi.com.br

Conexão

Para levar a inovação ao setor produtivo, a ABDI aposta na integração entre startups e indústrias. O programa Startup Indústria 4.0 está com as inscrições abertas para os empreendedores que queiram se aproximar de grandes empresas para propor soluções inovadoras. O prazo vai até 31 de março e o cadastro deve ser feito pelo site do programa.