Diretoria Executiva

Diretoria Executiva

Conheça a liderança da ABDI.

Presidente Interina

Cecília Vergara

Cecília Vergara Souvestre é Presidente Interina da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial – ABDI. É graduada em direito pelo Centro Universitário de Brasília – UNICEUB, e pós-graduada em Direito Civil e Processual Civil pela Universidade Cândido Mendes/RJ, especializada em Ordem Jurídica e Ministério Público pela Fundação Escola Superior do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios – FESMPDFT, e concluindo pós-graduação em Controladoria, Compliance e Auditoria pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS.

Iniciou sua trajetória como advogada no escritório Demarest/SP em 2002, tendo participado da instalação da ABDI em 2005, como analista jurídica. Atuou por 8 anos na Agência de Promoção de Exportações e Investimento do Brasil – Apex-Brasil, onde exerceu a Coordenação do gabinete da Diretoria de Gestão, a Gerência de Assuntos Jurídico Nacionais e a Gerência-Executiva Jurídica. No seu retorno para a ABDI em 2015, foi Coordenadora de Licitações, Contratos e Convênios, Gerente Jurídica, Gerente de Auditoria Interna e Ouvidoria e Gerente-Executiva de Gestão, além de ter sido responsável pelo Conselho Fiscal da Agência.

Diretor

Carlos Geraldo Santana

Carlos Geraldo Santana de Oliveira é formado em Administração de Empresas com MBA em Administração Pública e Gerência de Cidades. Antes de ser nomeado diretor, exercia função de assessor da ABDI desde abril de 2017. Entre 2015 e 2016, assumiu as secretarias Nacional de Esporte Lazer e Inclusão Social (SNELIS) e a Nacional de Esportes de Alto Rendimento (SNEAR), do então Ministério do Esporte. 

Também atuou em cargos de gestão da TV Record, tendo sido presidente da Record TV Rio, da Record News, diretor da Record TV e diretor geral da TV Record Brasília.

Diretor

Diretor

Perpétua Almeida

Nascida no Estado do Acre, no seringal Cruzeiro do Vale, onde hoje é o município de Porto Walter, Perpétua Almeida é filha de pai seringueiro e mãe costureira. É a caçula entre 15 irmãos. Ex-freira do convento das irmãs Dominicanas, em Cruzeiro do Sul, Perpétua trocou a vida religiosa pela política. Ajudou a criar a Pastoral da Juventude, a União Municipal de Associações de Moradores, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação e o Sindicato dos Bancários do Acre. Foi diretora de escola do Ensino Fundamental e presidente do Sindicato dos Bancários, por dois mandatos. Filiada ao PCdoB, foi eleita vereadora na capital Rio Branco (AC) e deputada federal por quatro mandatos, por duas vezes a mais votada do Acre.

Presidiu a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara dos Deputados (CREDN), a Comissão Especial de Desastres Ambientais, o GT e a Comissão Especial do 5G. Líder da bancada do PCdoB, Perpétua esteve na lista dos “100 Cabeças do Congresso”, Deputada “Nota 10”, pelo DIAP, e “5 Estrelas”, a melhor avaliação do Índice Legisla Brasil.

Perpétua Almeida atuou no Parlamento em importantes comissões como Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços (CDEICS); Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI); Minas e Energia (CMN); Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC); Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) e Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia (CINDRA). Em 2016, participou do Governo Federal, quando esteve à frente da Secretaria de Produtos e Indústria de Defesa (SEPROD), no Ministério da Defesa.

Diretora