Diretoria Executiva

Diretoria Executiva

Conheça a liderança da ABDI.

Presidente

Ricardo Cappelli

Ricardo Garcia Cappelli é formado em jornalismo e pós-graduado em administração pública pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Com 23 anos de experiência em cargos públicos nos três níveis de governo, assume a presidência da ABDI em 2024 após atuar como secretário executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Em virtude dos ataques do dia 8 de janeiro de 2023, Cappelli foi nomeado interventor federal na Segurança Pública do Distrito Federal pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. No mesmo ano, foi secretário executivo e ministro interino do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República.

Entre 2015 e 2021, Ricardo Cappelli foi secretário-chefe da Representação Institucional do Governo do Maranhão em Brasília. No Ministério do Esporte, foi secretário nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social entre 2013 e 2015. 

De 2009 a 2011, foi membro do Comitê de Patrocínios da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República. 

No Governo do Rio de Janeiro, foi coordenador especial de Políticas Públicas para Juventude.

Diretor

Carlos Geraldo Santana

Carlos Geraldo Santana de Oliveira é formado em Administração de Empresas com MBA em Administração Pública e Gerência de Cidades. Antes de ser nomeado diretor, exercia função de assessor da ABDI desde abril de 2017. Entre 2015 e 2016, assumiu as secretarias Nacional de Esporte Lazer e Inclusão Social (SNELIS) e a Nacional de Esportes de Alto Rendimento (SNEAR), do então Ministério do Esporte. 

Também atuou em cargos de gestão da TV Record, tendo sido presidente da Record TV Rio, da Record News, diretor da Record TV e diretor geral da TV Record Brasília.

Diretor

Diretora

Perpétua Almeida

Nascida no Estado do Acre, no seringal Cruzeiro do Vale, onde hoje é o município de Porto Walter, Perpétua Almeida é filha de pai seringueiro e mãe costureira. É a caçula entre 15 irmãos. Ex-freira do convento das irmãs Dominicanas, em Cruzeiro do Sul, Perpétua trocou a vida religiosa pela política. Ajudou a criar a Pastoral da Juventude, a União Municipal de Associações de Moradores, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação e o Sindicato dos Bancários do Acre. Foi diretora de escola do Ensino Fundamental e presidente do Sindicato dos Bancários, por dois mandatos. Filiada ao PCdoB, foi eleita vereadora na capital Rio Branco (AC) e deputada federal por quatro mandatos, por duas vezes a mais votada do Acre.

Presidiu a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara dos Deputados (CREDN), a Comissão Especial de Desastres Ambientais, o GT e a Comissão Especial do 5G. Líder da bancada do PCdoB, Perpétua esteve na lista dos “100 Cabeças do Congresso”, Deputada “Nota 10”, pelo DIAP, e “5 Estrelas”, a melhor avaliação do Índice Legisla Brasil.

Perpétua Almeida atuou no Parlamento em importantes comissões como Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços (CDEICS); Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI); Minas e Energia (CMN); Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC); Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) e Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia (CINDRA). Em 2016, participou do Governo Federal, quando esteve à frente da Secretaria de Produtos e Indústria de Defesa (SEPROD), no Ministério da Defesa.

Diretora