A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e a Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (Coopa-DF) lançaram nesta sexta-feira, 14/3, no PAD/DF, um edital inédito para fomentar a adoção e a difusão de tecnologias 4.0 no agronegócio.
Com investimento total de até R$ 900 mil, a iniciativa vai selecionar projetos que ofereçam soluções inovadoras capazes de transformar a produtividade e a sustentabilidade das propriedades rurais da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE-DF).
O investimento será distribuído igualmente entre seis categorias: controle e desempenho de máquinas agrícolas; monitoramento avançado na pecuária; controle de pragas e doenças; tecnologias para armazenamento e pós-colheita; irrigação e gestão hídrica; e prevenção de incêndios. A premiação será de R$ 150 mil a cada projeto vencedor.
“Essa edição é muito importante porque a agroindústria no Brasil e no mundo é cada vez mais tecnológica e inovadora. A agricultura do século XXI é a agricultura de precisão, que usa software, startups, drones, ela é cada vez mais tecnológica. E com esse edital, vamos premiar seis soluções inovadoras que resolvam problemas concretos da agricultura aqui do Distrito Federal”, afirmou o presidente da ABDI, Ricardo Cappelli (foto).
“Acreditamos que essas soluções, uma vez aplicadas aqui, vamos poder reproduzi-las por todo o Brasil, ajudando a aumentar a competitividade ainda mais da nossa agricultura, que dá exemplo para o mundo”, projetou.
O presidente da Coopa-DF, José Guilherme Brenner, destacou a importância do edital para o desenvolvimento de novas tecnologias 4.0 no agronegócio.
“Nossa região tem um potencial muito grande para o desenvolvimento de tecnologias agrícolas e esse edital é uma oportunidade para estimular o desenvolvimento e surgimento de empresas da área. Esse é um movimento inovador e muito importante para nossa região”, disse.
Para o presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/DF), Cleison Duval, o crescimento do Brasil está conectado com a inovação e, consequentemente, com o edital.
“Temos uma preocupação muito grande em levar inovações para os nossos produtores. E hoje, aqui, é um sonho que está se tornando realidade. Quando se coloca algum edital na praça, até aquilo que vocês sonharam lá atrás, num papel, vira resultado. E isso é muito bacana porque nosso produtor precisa de soluções para seu problema de produção”.
O potencial do Distrito Federal e Entorno mencionado por Brenner também foi lembrado pelo presidente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/DF), Fernando Ribeiro. “Brasília é um centro e uma vitrine tecnológica. Com certeza, essas startups que vão desenvolver determinados produtos vão ser expandidas pelo Cerrado”, apostou. “Nós temos o privilégio de ter seis centros de pesquisa, com a concentração de cabeças pensantes, com pessoas capacitadas, com mestrado, com doutorado. Então, a vocação de Brasília é criar soluções para serem expandidas”.
Processo Seletivo
De acordo com o edital, cada projeto deverá ser desenvolvido por um grupo de trabalho formado por uma startup ou provedora de solução tecnológica de qualquer lugar do Brasil e, no mínimo, dois produtores rurais da RIDE-DF. As equipes terão sete meses para implantar as tecnologias nas propriedades, demonstrando os impactos positivos em termos de eficiência, produtividade e sustentabilidade.
“A ideia do edital é a gente trazer uma startup, um empreendedor/empresa, juntamente com produtores rurais da região, para implementar na prática a tecnologia e entender de que forma ela pode trazer ganho para a produtividade, competitividade e sustentabilidade no campo”, explicou a gerente da Unidade de Difusão de Tecnologias da ABDI, Isabela Gaya.
Além da implantação prática, os grupos também deverão promover capacitações e disseminação das inovações, contribuindo para a expansão do ecossistema de inovação no agronegócio.
Os projetos selecionados serão apresentados no Pavilhão de Inovação da AgroBrasília 2025, um dos maiores eventos do setor no país. Os resultados das soluções desenvolvidas, por sua vez, serão divulgados na AgroBrasília 2026.
As inscrições para participar do edital estão abertas até 28 de março. Para acessá-lo e se inscrever, clique aqui.