Edital Jornada ASG tem resultado divulgado

Edital Jornada ASG tem resultado divulgado

Startups apresentaram soluções nas áreas de sustentabilidade ambiental, responsabilidade social e boas práticas de governança

A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) divulgou, nesta terça-feira (28/3), o resultado do concurso Jornada ASG, voltado para os temas Ambiental, Social e Governança. Foram selecionados seis projetos-pilotos de startups, em cooperação com pessoas jurídicas dos setores de agronegócio, indústria, comércio e serviços, que apresentaram soluções para resolver desafios referentes à sustentabilidade ambiental, responsabilidade social ou aplicação de boas práticas de governança.

Confira o resultado

Na categoria Responsabilidade Social, os vencedores foram um projeto de certificação que viabiliza o reconhecimento e esperado aumento de vendas através de análise e selos, e um projeto para cooperar com o fomento de boas práticas de ASG para micro e pequenas empresas brasileiras, fazendo uso de tecnologia inovadora para que a organização consiga obter capacitação técnica.

Na categoria Responsabilidade Ambiental, os premiados foram um projeto para reduzir o desperdício nos pontos de origem de estoques, indústrias, shoppings e mercados, e outro que tem como objetivo democratizar a sustentabilidade por meio de gestão e ação climática para uma pequena empresa que não dispõe de recurso financeiro para fomentar a agenda ASG.

Na aplicação de Boas Práticas de Governança, os projetos selecionados pretendem reduzir a maquiagem sobre as medidas de sustentabilidade nos relatórios, propagandas, rótulos e selos fictícios e criar uma ferramenta de transparência com funcionalidades para medir o ROI (Return Over Investment) dos projetos de incentivo, utilizando machine learning e IA para seleção automática de métricas e indicadores para o monitoramento.

Cada um dos projetos receberá R$ 250 mil e terá aproximadamente três meses para desenvolver o projeto-piloto, após a assinatura do Contrato de Adesão e recebimento da premiação. A implantação da solução será monitorada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Para o analista de Produtividade e Inovação da ABDI, Jackson De Toni, a pauta ASG não é uma onda passageira e aborda temas importantes para o futuro da sociedade e do planeta.  “A agenda ASG reflete a forma com que as empresas precisam trabalhar para se manterem competitivas no mercado. Esse concurso é importante porque aprofunda a inserção da ABDI no tema”, justifica.  

Multimídia

MetaIndústria

Mais Vistas