Os serviços prestados pelo Hubtec e pela plataforma InovaCpin foram alguns dos destaques da participação da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) na última reunião deste ano da Mobilização Empresarial pela Inovação, ocorrida nesta sexta-feira, 29/11, em São Paulo. A ABDI foi representada na reunião pelo assessor especial da presidência e líder do Escritório Hubtec, André Rauen.
O encontro, do qual também participou a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Esther Dweck, contou com lideranças empresariais comprometidas com a agenda de inovação e com o aumento da competitividade econômica brasileira.
A aproximação com as lideranças permitiu que a ministra ouvisse e discutisse sobre a agenda com vários setores e entidades, entre elas a ABDI, e informasse ao grupo que dará início às discussões para a construção da Estratégia Nacional de Compras Públicas para Inovação.
A reunião foi uma oportunidade, também, de a ABDI apresentar à comunidade empresarial os serviços prestados pela Agência em favor da inovação.
André Rauen fez menções ao Hubtec, primeiro e único escritório brasileiro capaz de apoiar órgãos públicos e empresas de economia mista a conduzir todas as fases de uma Encomenda Tecnológica (ETEC), e à InovaCpin, plataforma aberta de sistematização e intercâmbio de informações sobre compras públicas para inovação.
O grande potencial da administração pública no fomento ao desenvolvimento de tecnologias por meio da aquisição de novas soluções também mereceu destaque. “Na ABDI, estamos preocupados em garantir que o poder de compra do Estado seja usado para promover a inovação na indústria brasileira”, disse Rauen.
Efetividade das políticas públicas de CT&I
A Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI) é um movimento de lideranças empresariais coordenado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Foi criada em 2008 com o objetivo de disseminar a agenda de inovação entre as empresas brasileiras e de buscar a maior efetividade das políticas públicas de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I).
O movimento conta com mais de 500 lideranças comprometidas com as pautas da inovação e do aumento da competitividade econômica do país.