“Enfrentamento às mudanças climáticas é missão diária”, diz Perpétua Almeida

“Enfrentamento às mudanças climáticas é missão diária”, diz Perpétua Almeida

Uma pesquisa da 27ª Global CEO Survey mostra que os desafios impostos pelas mudanças climáticas preocupam empresários

As mudanças climáticas e a ascensão de novas tecnologias, como a Inteligência Artificial (IA) generativa, são desafios para a sobrevivência das empresas do agronegócio brasileiro. Uma pesquisa da 27ª Global CEO Survey, divulgada pelo Globo Rural Online de São Paulo, mostra que os desafios impostos pelas mudanças climáticas preocupam 71% dos CEOs do setor. A companhia ouviu 4,7 mil líderes de empresas do setor em mais de 100 países, entre eles o Brasil.

Ainda segundo a pesquisa, cerca de 90% das empresas têm esforços em andamento ou já concluídos para melhorar a eficiência energética e inovar em produtos e serviços com baixo impacto climático. Além disso, 37% das companhias estão aceitando taxas de retorno mais baixas em investimentos com uma pegada de carbono menor.

Nesse sentido, a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), por meio da Diretoria de Economia Sustentável e Industrialização, tem trabalhado para ajudar as empresas no processo de transição para uma economia verde e sustentável.

“O enfrentamento às mudanças climáticas é um caminho longo, difícil e uma missão diária. Porém, se mudarmos o nosso olhar para as oportunidades que teremos no desenvolvimento das novas políticas industriais e de competitividade com geração de emprego e renda, esse caminho fica mais leve e a jornada, mais prazerosa”, disse a diretora de Economia Sustentável, Perpétua Almeida.

A diretora destaca que o Plano de Transformação Ecológica e a Nova Indústria Brasil (NIB), lançados pelo Governo Federal, atrairão investimentos gerando competitividade e boas práticas ambientais para a indústria.

“É animador vermos bilhões sendo mobilizados no mundo todo para apoiar tecnologias de transformação rumo a uma economia verde. Parte importante desses recursos vai para produção agrícola, o agronegócio”, acrescentou. O relatório da 27ª Global CEO Survey aponta ainda que um terço dos empresários do agronegócio acredita que seus negócios serão inviáveis caso não haja mudanças no modelo atual com relação a práticas ambientais e uso de tecnologias como a IA generativa.

Multimídia

MetaIndústria

Mais Vistas