Equipe da UFRJ conquista o primeiro lugar no Vacathon 2020

Equipe da UFRJ conquista o primeiro lugar no Vacathon 2020

Uaicup, caneca que testa a qualidade do leite, é a campeã da maratona de inovação da Embrapa Gado de Leite

Depois de oito dias de trabalho, divididos entre criação, mentorias, elaboração de projeto e apresentação do produto, o Vacathon 2020, maratona de inovação da Embrapa Gado de Leite premiou três das 35 soluções apresentadas para os desafios da cadeia leiteira. A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) fez parte da banca julgadora e aconselhou os times em mentorias. 

As equipes vencedoras estão distribuídas no centro-sul do país, o que “reflete a produção do leite no Brasil”, segundo o Analista de Produtividade e Inovação da ABDI, Antônio Tafuri. “As soluções premiadas foram de alto nível e muito inovadoras. O processo inteiro foi muito bem conduzido”, avaliou. Os critérios usados para avaliação dos projetos foram: impacto econômico, visão de futuro, barreiras de entrada e desenvolvimento e execução da proposta.

A equipe campeã foi a Mimosa, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, que apresentou a uaiCup, uma caneca para análise da qualidade do leite, rastreio de antibióticos e outras vantagens para o pequeno e médio produtor. Os 35 times foram avaliados por cerca de 160 juízes, que fazem parte da cadeia do leite e ecossistema de inovação no Brasil.

A medalha de prata ficou com o time LacTech, da ESALQ-USP e IFSP Piracicaba, de São Paulo, que desenvolveu o Moopocket, um aplicativo para balança que armazena os dados do animal desde o nascimento até a vida adulta, proporcionando maior controle de dados. O terceiro colocado foi o time Cow of Duty, da Unochapecó e Parque Científico e Tecnológico Chapecó@, de Santa Catarina, que criou o Owner View, aplicativo baseado em redes neurais que promete mais precisão na detecção de cio, o que resulta no aumento do sucesso nas inseminações.

Ideas For Milk

O Ideas for Milk é uma realização da Embrapa Gado de Leite, em parceria com Agripoint, Bovcontrol, Ciatécnica, Texto Comunicação. Conta com o Patrocínio Diamante do Sebrae; Patrocínio Ouro da Tetrapak, Boehringer Ingelheim, TIM; Patrocínio Prata da Vaccinar, FAEMG/Inaes, Sistema Ocemg, Sistema OCB, Silemg e Patrocínio Bronze da Nestlé, CLAAS, DSM/Tortuga, ABDI, JA Saúde Animal, Piracanjuba, Vivalácteos, Belgo Bekaert, SENAR/GO, ABIQ, Alta Genetics, Abraleite e Vivare. Apoio da Microsoft, KER Innovation e Revista Balde Branco.

Multimídia

MetaIndústria

Mais Vistas