Equipe do Exército vence desafio de cibersegurança da ABDI

Equipe do Exército vence desafio de cibersegurança da ABDI

Integrantes do grupo Hydra-ANGN completam quase todos os desafios e ficam em primeiro lugar do Capture The Flag

Mais de 20 participantes, entre estudantes, engenheiros e militares, competiram neste sábado (15), no Capture The Flag: Desafio de Cibersegurança, realizado pela ABDI, na sede da Agência. O exércício, dentro de um ambiente digital controlado, propõe desafios para os competidores. A equipe Hydra-ANGN, que é composta por militares do Exército Brasileiro, conquistou o primeiro lugar, somando 335 pontos e completando quase a totalidade das atividades.

O futuro secretário de Produtividade do Ministério da Economia, Carlos da Costa, destacou a importância de motivar a juventude em exercícios como o Capture The Flag. "O brasileiro é o melhor do Brasil. Enxergamos esse material humano como prioridade, pois é a base da nossa competitividade", disse Costa, que complementou fazendo um paralelo entre a cibersegurança e o mercado privado. "Hoje, nas empresas de consultoria e auditoria, a cibersegurança é muito forte. É uma área que está precisando de mais profissionais e com uma ótima remuneração", completou.

O militar Narcélio Medeiros, um dos participantes campeões, que já tem experiência em exercícios do tipo, se surpreendeu com a dificuldade da atividade proposta pela ABDI. "Não foi um desafio fácil, precisávamos de alguns conhecimentos que o Capture The Flag exige", avaliou Medeiros, que contou o segredo para obter êxito na atividade. "Para conseguir ter um bom resultado, você precisa saber de banco de dados, sistemas operacionais, protocolos de rede e uma infinidade de temas. Não adianta ser bom em uma área só", explicou ele, que tem a cibersegurança como um hobby.

A especialista em Complexo da Indústria de Defesa, Larissa Querino, pontuou a forte atuação da ABDI dentro do setor. "Temos trabalhado em vários seguimentos da indústria da Defesa e a  cibernética é um deles. Temos como objetivo divulgar a importância da capacitação das empresas e dos profissionais para enfrentar os desafios que são cada vez maiores", alertou.

A equipe Hydra-ANGN foi a campeã, com 335 pontos, seguida dos times IMESEC (190 pontos), BRHRS (75 pontos) e Troia (35 pontos).

Multimídia

MetaIndústria

Mais Vistas