Explica, aí ABDI: Brasil Mais Produtivo

Explica, aí ABDI: Brasil Mais Produtivo

Brasil Mais Produtivo oferece suporte para aumentar a competitividade das micro, pequenas e médias empresas

O Programa Brasil Mais Produtivo busca atrair micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) dos setores industrial, comercial e de serviços interessadas em ganhar mais competitividade e eficiência. Com o apoio da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), a iniciativa oferece assistência especializada em gestão, otimização de processos e transformação digital, visando impulsionar o setor produtivo no Brasil. 

Em entrevista à editoria “Explica aí, ABDI”, Adryelle Pedrosa, gerente da Unidade de Transformação Digital da ABDI, destacou que o programa se diferencia pelos diagnósticos personalizados e adaptados às características de cada empresa, conforme seu setor e estágio de desenvolvimento. “Esses diagnósticos permitem alinhar as estratégias de gestão e produtividade às realidades de cada empresa, garantindo intervenções mais eficazes e resultados duradouros”, afirma Pedrosa. Com inscrições abertas, o programa representa uma oportunidade estratégica para empresas que desejam aprimorar seus processos e aumentar sua competitividade 

Quem pode se cadastrar no Brasil Mais Produtivo?  

Micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) dos setores industrial e de comércio e serviços podem se inscrever no Programa Brasil Mais Produtivo, uma iniciativa que visa aumentar a eficiência, a competitividade e a digitalização desses negócios.  

O que os empresários devem fazer para receber as consultorias do programa? 

Para receber as consultorias é preciso de cadastrar no programa, registrar interesse e aguardar o contato do SENAI e do Sebrae, que vão contar com mais de mil consultores para atender a demanda em todo o território nacional. As empresas podem solicitar só uma ou as duas consultorias e definir qual é a prioridade.  

As consultorias especializadas em eficiência energética ou manufatura enxuta são oferecidas para todos os segmentos ou apenas os industriais?  

Micro, pequenas e médias empresas industriais podem acessar consultorias especializadas em manufatura enxuta e eficiência energética por meio do Programa Brasil Mais Produtivo. Essas consultorias são voltadas à otimização de processos e à redução de desperdícios, ajudando as empresas a aumentarem sua eficiência e competitividade no mercado.  

Como o diagnóstico ajuda a identificar pontos de melhoria na empresa?   

O Programa Brasil Mais Produtivo oferece três modalidades de atendimento para impulsionar o crescimento das empresas participantes: melhoria de gestão, otimização de processos industriais, com foco em eficiência energética e manufatura enxuta e transformação digital. Antes de aplicar as ações e melhorias, o programa realiza diagnósticos personalizados que identificam as necessidades específicas de cada empresa, considerando o setor de atuação e estágio de desenvolvimento. Esse processo inicial permite que as soluções sejam direcionadas, maximizando os resultados e promovendo avanços alinhados às realidades de cada negócio.  

De que forma o programa auxilia empresas no processo de transformação digital e como isso impacta sua competitividade?  

O Programa Brasil Mais Produtivo apoia médias empresas industriais na transformação digital por meio de um diagnóstico de referência internacional, o Smart Industry Readiness Index (SIRI). Com base nessa análise, o programa desenvolve projetos de investimento que auxiliam as empresas a captarem financiamento junto ao BNDES e à FINEP e acompanha a implementação das iniciativas. Ele também fomenta a transformação digital em micro, pequenas e médias empresas por meio do projeto Smart Factory, que oferece apoio financeiro e técnico para a adoção de soluções da indústria 4.0, impulsionando a produtividade e a competitividade das empresas no mercado brasileiro.  

Quais são os resultados mais comuns que as empresas participantes alcançam após implementarem as melhorias sugeridas pelo Brasil Mais Produtivo?  

As empresas participantes têm alcançado resultados significativos, como o aumento da produtividade, a redução de desperdícios, o crescimento da capacidade produtiva e a diminuição dos custos operacionais. Esses avanços são reflexo das melhorias implementadas nas áreas de gestão, processos industriais e transformação digital, que visam otimizar as operações e fortalecer a competitividade das micro, pequenas e médias empresas no mercado.  

Já foi divulgado o resultado de alguma empresa participante do programa? 

Sim, o programa Brasil Mais Produtivo já apresenta resultados de empresas participantes com os atendimentos de consultoria. Temos depoimentos de alguns casos de sucesso do B+P. Para conferir, basta acessar o site do programa: https://brasilmaisprodutivo.mdic.gov.br/ 

O programa 

Brasil Mais Produtivo é coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), e conta com a parceria do SENAI, Sebrae, Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).