O Brasil foi convidado a ser o país parceiro da Feira de Hannover de 2026, a maior feira internacional de tecnologia industrial. O anúncio foi feito ao presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Ricardo Cappelli, nesta terça-feira (21/05), durante visita de representantes da feira alemã e da Câmara de Comércio Brasil-Alemanha à sede da Agência, em Brasília.
O convite inclui a participação do presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, na abertura da feira, ao lado do chanceler alemão. “Definitivamente, o Brasil voltou”, celebrou Cappelli, ao dimensionar a importância da feira, uma referência mundial para as tendências e os rumos da indústria mundial e para as inovações em sustentabilidade e economia de baixo carbono.
“É a maior feira do mundo: tecnologia, inovação, negócios e uma oportunidade para a gente apresentar o Brasil da transição energética, das energias renováveis, que pode atrair para o país muitas plantas industriais de outros países”, acrescentou o presidente da ABDI. “É negócio, é a promoção do Brasil no mundo, é o Brasil sendo reconhecido”.
Esta não é a primeira vez que o Brasil é convidado a integrar uma edição do evento. Em 1980, quando a feira passou a contar com um “país parceiro”, o Brasil foi o primeiro convidado a expor e a exibir sua indústria. A participação brasileira na Alemanha foi homenageada pela Casa da Moeda com uma série comemorativa de seis moedas e uma medalha de prata.
Sobre a Feira
Denominada Hannover Messe e realizada desde 1947, a feira alemã apresenta o que há de mais relevante na fronteira tecnológica. Anualmente, expõe as principais tendências em tecnologia para superar desafios globais.
Em sua edição de 2024, realizada de 22 a 26 de abril sob o tema ‘Energizando a Indústria Sustentável’, a feira recebeu mais de 130 mil visitantes de 150 países, 4.000 empresas expositoras, 300 startups e mais de 300 delegações económicas e políticas de todo o mundo.