A Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra) promoveu na noite desta quinta-feira, 09/05, em sua sede, uma solenidade de apresentação do novo Brasil Mais Produtivo a micro, pequenos e médios empresários do DF. Responsável pelo apoio técnico e operacional ao programa, a Agência Brasileira do Desenvolvimento Industrial (ABDI) foi representada na cerimônia pelo presidente Ricardo Cappelli e pela gerente da Unidade de Transformação Digital (UTD) da Agência, Adryelle Pedrosa.
Cappelli integrou a mesa da solenidade ao lado do presidente da Fibra, Jamal Jorge Bittar, e representantes do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Em seu discurso, o presidente da ABDI expressou confiança no programa como ferramenta para o desenvolvimento nacional.
“Eu tenho certeza de que a gente vai crescer mais ainda este ano do que no ano passado. Tenho certeza, também, de que o Brasil Mais Produtivo, com a união do governo federal com o Sebrae, com o Senai, vai ajudar muito nesse crescimento do Brasil, fazendo esses 200 mil micro, pequenos e médios empresários crescerem, gerarem mais emprego e desenvolvimento”, disse, em referência ao universo alvo da iniciativa do governo.
O empenho da Agência e demais instituições envolvidas na implementação do Brasil Mais Produtivo e na superação de desafios como a mensuração de seus resultados também foi abordado por Cappelli. “É um desafio gigantesco a gente fazer essa gestão do programa agora, todo dia, para entregar o máximo de qualidade pra esses 200 mil atendimentos”.
A expectativa do impacto positivo no Distrito Federal foi manifestada por Bittar com referências, também, aos jovens do DF. Destacou, assim, a importância do envolvimento desta parcela da população nas oportunidades oferecidas pela medida. “Nós precisamos discutir a indústria aqui de forma a, quando você perguntar para um jovem o que ele quer fazer no futuro, ele falar: eu quero trabalhar na indústria”, apostou.
Também integraram a mesa da solenidade na Fibra, ao lado de Bittar e Cappelli, a diretora superintendente do Sebrae no DF, Rose Rainha, o diretor regional do Senai no DF, Marco Secco, e o superintendente de Inovação e Tecnologia do Sebrae Nacional, Roberto Medeiros.
Jornada de Transformação Digital
Atento ao aumento da produtividade, da competitividade e da eficiência energética do micro, pequeno e médio negócio, sobretudo os industriais, o novo Brasil Mais Produtivo tem como foco principal promover o salto tecnológico das micro, pequenas e médias empresas brasileiras. A intenção é estimular a transformação digital do segmento.
A nova fase do programa vai destinar R$ 2,037 bilhões para o engajamento digital de 200 mil indústrias, com atendimento direto a 93,1 mil empresas nos próximos três anos.
Para fortalecer ainda mais a medida, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria Comércio e Serviços (MDIC) articulou e trouxe para a iniciativa a Embrapii e as instituições financiadoras BNDES e Finep, que agora se somam às parcerias já consolidadas com ABDI, Sebrae e Senai – estes dois últimos, executores com aporte de recursos próprios.
Com a união inédita de vários parceiros estratégicos, o novo Brasil Mais Produtivo oferecerá um ciclo completo de acesso ao conhecimento. As empresas atendidas vão entrar numa Jornada de Transformação Digital que passa por aperfeiçoamento da força de trabalho, requalificação, melhores práticas de gestão, digitalização, otimização de processos produtivos e aumento de eficiência energética, culminando com crédito a juros baixos ou recursos não-reembolsáveis para adoção de tecnologias ligadas à indústria 4.0 e às “smart factories”, ou fábricas inteligentes.
Roadshows
A iniciativa do governo federal inicia este mês um giro por todas as regiões do país com o objetivo de promover o engajamento de micro, pequenas e médias empresas industriais na Jornada de Transformação Digital, que é coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), em parceria com Senai, Sebrae, ABDI, BNDES, Finep e Embrapii.
Promovidos pelo Sebrae e Senai em suas unidades regionais, os roadshows visam sensibilizar e engajar as indústrias em todas as modalidades do programa.
ABDI e o Brasil Mais Produtivo
A ABDI integra a iniciativa desde sua instituição em 2016. Concluída em 2018, a primeira fase beneficiou 3 mil empresas em todo o Brasil. Este ano, o aporte da Agência, de R$ 10 milhões, será direcionado aos atendimentos de manufatura enxuta, eficiência energética e de apoio à transformação digital, bem como às ações de coordenação da comunicação do programa.