O presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Igor Calvet, integrou na manhã desta quarta-feira (14/6), em São Paulo, o segundo debate do Painel Telebrasil Innovation 2023, evento voltado ao diálogo do setor de conectividade e serviços digitais com diferentes segmentos empresariais. No encontro, Calvet refletiu com líderes do setor de Telecom sobre como o ambiente econômico pode tirar vantagem da transformação digital e das novas ondas de evolução tecnológica, como Chat GPT e Web 3.0.
Os limites, as responsabilidades e os cuidados em meio aos avanços dos tempos atuais foram alguns dos aspectos abordados no debate. Ao tratar dos avanços da conectividade com o presidente da Ericsson para Cone Sul da América Latina, Rodrigo Dienstmann, e os CEOs da Claro, José Felix, e da Vivo, Christian Gebara, o presidente da ABDI destacou que, embora primordial, não basta infraestrutura para gerá-la. São necessárias, também, pessoas treinadas que otimizem sua utilização. “O conhecimento também é impulsionador da tecnologia digital”, resumiu.
“As empresas que adentraram em economia digital, que se transformaram digitalmente, crescem duas vezes e meia mais rápido do que as que empresas que não fizeram esse movimento”, acrescentou, antes de projetar as vantagens desse processo para o crescimento do país. “Em um cenário conservador, até 2030, se o Brasil conseguir se dispor a fazer uso de Inteligência Artificial, o país adiciona 1,8 ponto percentual ao PIB. O 5G, por sua vez, movimentaria R$ 590 bilhões por ano”.
Incentivo às empresas
No debate, o presidente da ABDI salientou o papel da transformação digital como elemento fundamental e viabilizador de avanços em todos os tipos de indústria. Citou o surgimento de plataformas digitais em diferentes iniciativas e regiões do Brasil, como a parceria da ABDI com a Qualcomm no compartilhamento de luminárias públicas para oferta de 5G e núcleos de empresas que investem em novas tecnologias em Pernambuco e Santa Catarina.
As menções de Calvet, que também passaram por avanços no Agro e o consequente aumento da produtividade no campo, incluíram incentivos às empresas presentes no debate para que exerçam papéis fundamentais na evolução tecnológica do setor produtivo. “Minha torcida é para que vocês consigam encontrar um modelo de negócios que seja rentável”, disse. “Da minha perspectiva, impulsionando a tecnologia digital temos uma saída transversal para vários problemas”, concluiu.
A participação da ABDI no Painel Telebrasil Innovation também contou com a presença do gerente da Unidade de Difusão de Tecnologias da ABDI, Bruno Jorge, e do gerente de Novos Negócios da Agência, Tiago Faierstein.