Igor Calvet debate avanços da economia digital no Painel Telebrasil

Igor Calvet debate avanços da economia digital no Painel Telebrasil

Encontro com CEOs de Telecom discutiu evolução na conectividade, seus limites, cuidados, oportunidades e responsabilidades

O presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Igor Calvet, integrou na manhã desta quarta-feira (14/6), em São Paulo, o segundo debate do Painel Telebrasil Innovation 2023, evento voltado ao diálogo do setor de conectividade e serviços digitais com diferentes segmentos empresariais. No encontro, Calvet refletiu com líderes do setor de Telecom sobre como o ambiente econômico pode tirar vantagem da transformação digital e das novas ondas de evolução tecnológica, como Chat GPT e Web 3.0.
              
Os limites, as responsabilidades e os cuidados em meio aos avanços dos tempos atuais foram alguns dos aspectos abordados no debate. Ao tratar dos avanços da conectividade com o presidente da Ericsson para Cone Sul da América Latina, Rodrigo Dienstmann, e os CEOs da Claro, José Felix, e da Vivo, Christian Gebara, o presidente da ABDI destacou que, embora primordial, não basta infraestrutura para gerá-la. São necessárias, também, pessoas treinadas que otimizem sua utilização. “O conhecimento também é impulsionador da tecnologia digital”, resumiu.        

“As empresas que adentraram em economia digital, que se transformaram digitalmente, crescem duas vezes e meia mais rápido do que as que empresas que não fizeram esse movimento”, acrescentou, antes de projetar as vantagens desse processo para o crescimento do país. “Em um cenário conservador, até 2030, se o Brasil conseguir se dispor a fazer uso de Inteligência Artificial, o país adiciona 1,8 ponto percentual ao PIB. O 5G, por sua vez, movimentaria R$ 590 bilhões por ano”.       

Incentivo às empresas   
No debate, o presidente da ABDI salientou o papel da transformação digital como elemento fundamental e viabilizador de avanços em todos os tipos de indústria. Citou o surgimento de plataformas digitais em diferentes iniciativas e regiões do Brasil, como a parceria da ABDI com a Qualcomm no compartilhamento de luminárias públicas para oferta de 5G e núcleos de empresas que investem em novas tecnologias em Pernambuco e Santa Catarina.   

As menções de Calvet, que também passaram por avanços no Agro e o consequente aumento da produtividade no campo, incluíram incentivos às empresas presentes no debate para que exerçam papéis fundamentais na evolução tecnológica do setor produtivo. “Minha torcida é para que vocês consigam encontrar um modelo de negócios que seja rentável”, disse. “Da minha perspectiva, impulsionando a tecnologia digital temos uma saída transversal para vários problemas”, concluiu.  

A participação da ABDI no Painel Telebrasil Innovation também contou com a presença do gerente da Unidade de Difusão de Tecnologias da ABDI, Bruno Jorge, e do gerente de Novos Negócios da Agência, Tiago Faierstein.

Multimídia

MetaIndústria

Mais Vistas