Igor Calvet participa da abertura do Innova Summit, em Brasília

Igor Calvet participa da abertura do Innova Summit, em Brasília

Feira de inovação e negócios segue até o dia 22, com estande da ABDI e palestras sobre sustentabilidade e inovação aberta

O presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Igor Calvet, participou na noite desta terça-feira (20/6), da cerimônia de abertura do Innova Summit, evento que divulgará, até o dia 22, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, iniciativas em inovação, negócios e empreendedorismo.            

Calvet integrou a cerimônia ao lado do governador do Distrito Federal (DF), Ibaneis Rocha, de secretários de governo e de representantes de entidades como o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Federação das Indústrias do DF (Fibra). Diante de um auditório completamente tomado por empreendedores, o presidente da Agência destacou o sucesso do encontro, que alcançou 30 mil inscritos e mais de 130 startups. "Se em algum momento nós pudemos fazer empreendedorismo sem inovação, esse momento acabou. Empreendedorismo e inovação, agora, caminham juntos".

A mensagem de Calvet foi seguida de incentivos à participação efetiva do público presente nos três dias do evento, patrocinado pela ABDI. "Aproveitem, capacitem-se, façam networking e o que importa: façam negócios inovadores que promovam cada vez mais a cidade de Brasília e o espírito empreendedor existente aqui", disse.

Estande e palestras
A participação da ABDI no Innova Summit prossegue ao longo do evento por meio de duas palestras e de um estande no qual são exibidos três dos programas transformadores da Agência: o Jornada Digital, o CPIN (Compras Públicas para Inovação) e o VIAS (Vetor de Inovação Aberta com Startups).

Seguidas de debates, as palestras acontecem nestas quarta e quinta-feira (21 e 22/6), no Palco Inovação. A primeira delas acontece às 15h30, quando a analista de Produtividade e Inovação da Unidade de Transformação Digital (UTD) Bruna de Castro Pereira falará sobre “Desafio Saneamento do Futuro: Rios sem Plásticos”. No dia 22, no mesmo horário, a analista de Produtividade Lanna Dioum, da Unidade de Difusão de Tecnologias (UDT), tratará do tema “Inovação Aberta: Adopt or Die!”.  

Estrutura interativa
O tema inovação está igualmente presente no estande da ABDI, onde o público interessado pode conhecer e navegar nas plataformas do CPIN, do VIAS e do Jornada Digital, destinadas a impulsionar, também, a transformação digital.

O CPIN é a primeira plataforma voltada a compras públicas para inovação no Brasil. Sua estrutura tem como elemento central a Jornada de Contratação Pública para Inovação, cujo esquema visual organizado em etapas, que poderão ser conferidas pelos visitantes, reflete os passos que o agente público deve seguir para realizar um processo seguro de contratação para inovação.       

Os interessados também poderão conferir o VIAS, iniciativa ABDI Open com foco no setor produtivo desenvolvido em uma arquitetura totalmente gratuita, disponível para que startups em qualquer estágio, empresas, indústrias e instituições entendam o nível de maturidade de seus relacionamentos e fortaleçam suas estratégias de inovação aberta.      

Com foco nas micro e pequenas empresas, o programa Jornada Digital, por sua vez, oferece ao negócio do pequeno empreendedor um atalho rumo à transformação digital. Por meio dele, as empresas têm acesso a um autodiagnóstico de maturidade digital, a soluções tecnológicas e a boas práticas digitais.

As apresentações dos programas desenvolvidos pela ABDI seguem disponíveis no estande da Agência até o encerramento do evento, nesta quinta-feira, 22/6.

Multimídia

MetaIndústria

Mais Vistas