Igor Calvet participa do Smart City Expo Curitiba 2023

Igor Calvet participa do Smart City Expo Curitiba 2023

Em palestra, presidente da ABDI discutiu os desafios da governança territorial para fortalecer as cidades

Existe uma fórmula mágica que realmente impulsione o crescimento social e econômico local por meio do compartilhamento da inovação tecnológica e da produção industrial colaborativa? Para tentar responder a esse questionamento, o presidente da ABDI, Igor Calvet, participou de plenária, nesta quinta-feira (23), no maior evento de cidades inteligentes do mundo, a Smart City Expo Curitiba 2023. A quarta edição da versão brasileira, que acontece até amanhã, reúne especialistas, representantes das três esferas de governo, empresas, startups, profissionais e interessados no tema.

 

No  Painel “Desafios da governança territorial para fortalecer as cidades”, Calvet debateu, ao lado do prefeito de Jacarezinho (PR), Marcelo Palhares, do secretário municipal de Tecnologia da Informação da prefeitura de Foz do Iguaçu, Evandro Ferreira, do presidente da Câmara de Smart Cities da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), Jean Vogel e do diretor de Administração e Finanças do Sebrae, José Gava Neto, como os atores locais podem construir alianças territoriais como motor estratégico para um desenvolvimento comum inteligente e sustentável das cidades.

 

O secretário de Tecnologia da Informação da prefeitura de Foz do Iguaçu, Evandro Ferreira, pontuou o quanto a Sandbox, em parceria com a ABDI, tem contribuído para o município. Executado pelo Parque Tecnológico de Itaipu (PTI), foi o primeiro bairro inteligente do Brasil. “Essa governança integrada entre os diversos órgãos da municipalidade de Foz propiciou esse avanço na área da Tecnologia da Informação da nossa cidade”, afirmou.

 

O papel do Sebrae na contribuição para o fortalecimento do ambiente de negócios foi destacado pelo diretor de Administração e Finanças da instituição, José Gava Neto. De acordo com ele, o Sebrae atua como agente articulador em busca de uma convergência com outros atores.

 

Em sua fala, o presidente da ABDI, Igor Calvet, discorreu sobre a questão do território e suas múltiplas camadas e interesses. “Por isso, a necessidade da governança, que tem o condão de tornar o território mais eficiente, organizado e sustentável, afirmou.

 

Calvet elencou também os três desafios enfrentados pela governança territorial nas cidades: regulatório, burocrático e de comunicação e implementação de tecnologias. “O Conecta 5G é um dos projetos da ABDI que busca justamente promover a equalização desses três desafios”, exemplificou.

 

A ABDI participa do evento com um estande em que apresenta o Conecta 5G e o Guia Sandbox. O programa, parceria entre a ABDI e o Parque Tecnológico São José dos Campos, com apoio do Ministério das Comunicações (MCom) e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), usa infraestrutura inteligente para democratizar o acesso à quinta geração de rede móvel pelos municípios brasileiros. Para isso, oferece luminárias inteligentes, que são instaladas nos postes públicos, e contêm uma antena 5G embutida. Desenvolvida pelas empresas Nokia e Juganu, a luminária utiliza a tecnologia de chipset da empresa Qualcomm e poderá ser a solução para o problema do local de instalação do alto número de antenas de que a tecnologia 5G necessita nas cidades. A Fortinet também participa da solução tecnológica da Juganu, com uma camada de segurança para a proteção dos dispositivos.

 

O Guia Sandbox para Cidades Inteligentes é um passo a passo, voltado para os gestores públicos, para a adoção de tecnologias, realização de testes e validação de soluções inovadoras para as cidades inteligentes, de forma segura e com economia de recursos.

 

O gerente de Novos Negócios da ABDI, Tiago Faierstein, também realizou palestra no evento, explicando toda a parte técnica do Conecta 5G e como as prefeituras podem participar do programa. 

 

 

Multimídia

MetaIndústria

Mais Vistas