ENCONTRE AQUI

Brasil Mais Produtivo

CONHECER PROJETO

Mais produção por menos custos em todo o Brasil.

O Brasil Mais Produtivo auxilia as empresas industriais em todo o País a melhorar seus processos com a implementação de ações rápidas, eficientes e de baixo custo. Em média, as empresas já atendidas pelo projeto tiveram ganhos de 52,9% na produtividade.

O programa é coordenado pelo MDIC e realizado pela ABDI, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), com apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

O programa realiza consultoria tecnológica in loco de 120 horas por empresa, para elaboração de diagnóstico de processos, propostas de melhorias para obter ganhos de produtividade, redução no custo de produção e monitoramento de implementação e resultados. O total investido em cada empresa é de R$ 18 mil - destes, R$ 15 mil são aportados pelos realizadores do programa.

A metodologia aplicada na primeira etapa é a da “manufatura enxuta", que envolve a redução de sete tipos de desperdícios: superprodução, tempo de espera, transporte, excesso de processamento, inventário, movimento e defeitos.

Acesse o site do projeto e conheça mais sobre as atribuições do programa e as novas etapas de atuação.