A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) realizou, nesta quinta-feira (dia 1) na Gramado Summit, a terceira edição do Fasttrack Lab. A ação, um laboratório de aprendizagem, reuniu participantes com habilidades e experiências sobre o ecossistema de inovação. O objetivo do encontro foi apresentar o Guia de Melhores Práticas baseado na conexão entre empresas e startups que participaram da última edição do Programa Startup Indústria, finalizado no 1º semestre deste ano. Participaram do evento empresas interessadas em conhecer o programa, empreendedores e representantes de startups.
“O foco é trocar experiências, melhores práticas e aprender coletivamente sobre estratégias, políticas e iniciativas, além da possibilidade de novas parcerias”, afirmou a especialista da coordenação de Digitalização da Economia da ABDI, Isabela Gaya.
Para se chegar a esta primeira versão do Guia de Boas Práticas, a ABDI realizou um levantamento de aproximadamente um ano e meio junto às indústrias selecionadas no 1º ciclo do Programa, com o propósito de analisar o processo de inovação com startups em busca das melhores práticas para esta conexão.
Disponível para download no site do Startup Indústria, o documento é um mecanismo orientador – devendo ser adaptado à realidade de cada indústria – para a realização de conexões entre startups e indústrias.
Segundo Gaya, o principal gargalo identificado, depois de muitos encontros e debates com os atores envolvidos, foi a sensibilização dos CEOs das empresas sobre a importância da inovação para uma maior competitividade, crescimento e produtividade da empresa. “Fizemos muitos eventos para tentar entender as dores do setor. Os gestores precisam entender que as metodologias precisam ser mais ágeis. E isso é o que uma startup pode oferecer”, enfatizou.
Para Fabio Makita Kiyan, diretor de Inovação da Fras-le, uma das empresas do grupo Randon, o Startup Indústria, além de ajudar a vencer as primeiras barreiras entre empresas e startups, é um programa que transforma pessoas. “O segundo ponto está relacionado com a criação de uma cultura mais colaborativa, que aceita soluções de fora da própria empresa. Isso começa a mudar a forma de trabalho de muita gente e de despertar interesse em outras que não estiveram envolvidas”.
À época, Fabio participou do primeiro ciclo do Startup Indústria como representante da Embraer e o match (entre a empresa e uma startup) permitiu a co-criação de três soluções: a primeira, envolvendo simulação de voo com ajuda de um óculos com realidade virtual; a segunda permitiu a localização de equipamentos nas fábricas; e a terceira foi a automatização de testes de sistemas eletrônicos empregando visão computacional.
Cyro Calixto, responsável por implementar o plano de inovação na BRF (uma das maiores empresas de proteína animal do mundo), ressaltou que quando o assunto é startup, alguns pontos precisam estar bem claros para as empresas: qual o seu objetivo? No que realmente ela pode te ajudar?
“A gente precisa entender que a startup é uma empresa inicial, ela precisa ser ajudada para entregar o valor que você espera dela. Elas entregam um produto que seja rápido de ser testado e rápido de ser pivotado também, caso não dê certo. Entender o que vocês precisam é essencial”, afirmou Calixto.
Ao final, a ABDI fez uma dinâmica virtual com perguntas sobre inovação e startups para interagir com os participantes – mais uma forma de trocar experiências, opiniões e debater os desafios nos processos de conexões entre empresas e startups.
Próximos passos
Agora, a ABDI vai compilar todas as informações colhidas no 3º Fasttrack para atualizar o Guia de Melhores Práticas do Conexão Startup Indústria. “Como este é um documento vivo e orgânico, a Agência pretende mantê-lo em constante atualização junto aos ecossistemas de inovação do País”, finalizou Gaya.
Edições anteriores
O 1º Fasttrack da ABDI foi em julho de 2018, no nosso Laboratório de Varejo (ProVA), em São Paulo. Já o 2º, foi no Rio de Janeiro, em setembro de 2018. No site do Programa Startup Indústria você pode obter todas informações sobre as outras edições dos laboratórios de inovação da Agência.