Jornada Digital se inicia com redes sociais

Jornada Digital se inicia com redes sociais

Debate promovido pela ABDI, enfatiza a importância da presença digital das MPEs nas redes sociais. Webinar desta quinta foi o primeiro de ci

Se antes já eram relevantes, após a pandemia as tecnologias e os recursos digitais tornaram-se indispensáveis para todos os empreendimentos, inclusive para os de pequeno porte. Nesse cenário fortaleceu-se a necessidade de fazer com que soluções inovadoras pudessem chegar mais rápido às micro e pequenas empresas, ajudando-as a se posicionarem melhor no ambiente digital.

Pensando nisso a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), em parceria com Fundação Getúlio Vargas (FGV), desenvolveu o programa Jornada Digital que vai mensurar e acelerar a digitalização das micro e pequenas empresas brasileiras. O programa está na segunda fase piloto e promoverá cinco webinars para auxiliar as MPEs a entrarem no universo digital. O tema do encontro virtual desta quinta-feira (14.10) foi Design e impulsionamento de publicações em redes sociais, e contou com a participação do especialista Felipe Vilela.

De acordo com o Analista de Produtividade e Inovação, Raphael Lennie, na primeira fase do programa, as mentorias individuais auxiliaram algumas empresas na identificação dos principais problemas e foi possível constatar alguns pontos que eram comuns a todas as empresas.

"Nós mapeamos e nessas lives traremos especialistas que vão abordar esses temas identificados como dificuldades. O programa Jornada Digital vai ofertar a todos os empresários a possibilidade de conhecer um pouco melhor como sua empresa está em relação ao tema da transformação digital e qual o melhor caminho para acelerar essa transformação dentro das organizações que participam do programa", explicou.

Conheça o projeto 

No ano de 2020 a cada um minuto eram realizadas 694.444 postagens no Instagram. Marcel Levi, da FGV, enfatizou a relevância das redes sociais nesse universo digital. " A participação em redes sociais e mídias digitais é o primeiro contato da empresa com o mundo digital, e muitas vezes, o empresário não tem ainda esse conhecimento de como tornar mais atrativa a sua publicação e reforçar os valores, a imagem que ela quer passar para seus consumidores. No programa Jornada Digital, as empresas poderão criar o seu plano de redes sociais", esclareceu.

A Palestra

O especialista Felipe Vilela falou sobre os primeiros passos: o que é essencial para ter um design de sucesso nas mídias digitais; o conteúdo em prática: como colocar em prática todas as técnicas de conteúdo e o impulsionamento: como começar a impulsionar seus conteúdos no Facebook e no Instagram. 

Na primeira parte, Felipe enfatizou que um bom design tem o poder de chamar atenção do público, criar conexão através de uma linguagem emocional. De acordo com o especialista, redes sociais é criação, interação posicionamento e exposição da marca. "Não adianta impulsionar publicações se o seu perfil está vazio. É importante fazer o básico bem feito: postar com frequência, interagir com o público, humanizar o perfil da marca, gerar valor através de conteúdo e fazer parcerias com marcas que possuem o mesmo público", afirmou.

A metodologia AIDA ganhou destaque na apresentação. Atenção, interesse, desejo e ação são os quatro requisitos para completar a jornada do cliente. Na sigla Atenção consiste em chamar atenção para uma dor que a empresa vai resolver. Depois é preciso trazer conteúdo que desperte o interesse. O desejo traz o sentimento de necessidade daquele serviço e ação é um “call to action” (entre em contato, siga, clique aqui).

"Planejamento é indispensável: qual a expectativa de resultado com a campanha? O conteúdo é relevante? Faça o básico bem feito e analise e otimize sempre. Aplique melhorias e compare o desempenho das campanhas para otimizar os resultados.” Esse é o conselho do especialista.

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