Laboratório de inovação conecta e dá vida a ideias

Laboratório de inovação conecta e dá vida a ideias

L.O.U.Co, com sede no Porto Digital de Recife, oferece mentoria e estrutura para que projetos saiam do papel

Um cientista e uma cientista malucos recebem os visitantes da Inova Arena com uma série de invenções espalhadas pelo estande da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) na Game XP. Léo Lima e Isabelle Ribeiro são os responsáveis por apresentar o Laboratório de Objetos Urbanos Conectado (L.O.U.Co), iniciativa com sede no Porto Digital de Recife, que conecta pessoas, ideias e oferece a oportunidade para que projetos se materializem.

O laboratório é aberto ao público e fornece estrutura com mentoria, impressora e scanner 3D, cortadora a laser, além de placas e biblioteca de circuitos eletrônicos. “Sempre que a pessoa tiver uma ideia pode nos procurar. Estamos lá justamente para fazer este processo de mentoria, para orientar o desenvolvimento dos projetos. Nosso objetivo é que os problemas sejam solucionados por meio do nosso laboratório e que as soluções possam virar negócios”, explica Léo Lima.

São projetos em Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês), cidades inteligentes, indústria 4.0 e inovação. “A gente recebe todo tipo de gente, de crianças a idosos. Quem tem que resolver os problemas é quem sente as dores. A pessoa tem uma ideia no guardanapo, no nível zero, pode ir lá, a pessoa tem um negócio no início, tem um projeto e quer melhorar, também vai lá”, complementa Lima.

A curiosidade gerada no público da Game XP com os objetos desenvolvidos no L.O.U.Co é a mesma observada no dia a dia do espaço na capital pernambucana. Em exposição estão impressoras 3D fazendo a logomarca da Game XP, um gabinete do jogo Arcade, personalizado no corte a laser e com iluminação led, instrumentos musicais, hologramas, mini robô, mão mecânica, enfim, projetos que mostram a pluralidade do laboratório.

“Um aspecto extremamente importante de lá nem são os equipamentos, mas esta comunidade que chega junto, que se apropria destes equipamentos e que transmite este conhecimento para os outros, se conecta, melhora os projetos pelo diálogo. Isso é a nossa essência, o L.O.U.Co não é um espaço, é as pessoas que se conectam para realizar projetos”, define Léo Lima.

Este é o espírito que motiva Isabelle Ribeiro. Estagiária no laboratório, a estudante de cinema quer montar um grupo para fabricar equipamentos cinematográficos. “O que eu mais gosto de fazer é juntar as pessoas, conectá-las. Geralmente elas chegam lá e falam: ‘Gostaria de fazer este projeto’. A pessoa desistiu porque não sabia programação, a gente passa os contatos e ela vai sair de lá com um programador para o projeto dela. O Porto Digital quer fomentar ideias, então o objetivo é que muita coisa saia de lá”, disse.

Além de chegar diretamente na sede do laboratório, na rua do Apolo 235, o público pode contatar o L.O.U.Co pelo telefone (81) 3419-8063, ou pelo e-mail: [email protected]

Multimídia

MetaIndústria

Mais Vistas