MDIC promove reunião de trabalho para debater política industrial automotiva

MDIC promove reunião de trabalho para debater política industrial automotiva

Participaram da reunião representantes do Ministério e do setor produtivo

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Industrial, Inovação, Comércio e Serviços (SDIC) realizou nesta quarta-feira, 3, uma reunião de trabalho para discutir a política industrial automotiva. O encontro aconteceu na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.

Com o tema “A Política Industrial Automotiva na América do Norte e Seus Reflexos no Brasil”, a reunião tratou dos desafios e oportunidades para a cadeia automotiva brasileira a partir da experiência americana nas políticas para mobilidade sustentável.

A diretora de Sustentabilidade da ABDI, Perpétua Almeida, representou a Agência na reunião, que contou com a participação de representantes do MDIC e do setor produtivo. O analista de Produtividade e Inovação Samy Kopit também acompanhou a reunião.

Perpétua destacou a importância do debate, sobretudo para identificar oportunidades de melhorias na política industrial brasileira.

“Não podemos nos descuidar da necessidade de termos regras claras de conteúdo local para veículos elétricos e baterias, incentivando a produção doméstica e reduzindo a dependência de importações. O Brasil pode adaptar essas estratégias para fortalecer sua própria cadeia de suprimentos e garantir a sustentabilidade dos projetos de mobilidade”, disse.

E acrescentou: “Ao adotar políticas inspiradas em modelos bem-sucedidos, como têm adotado os Estados Unidos e China, podemos explorar nossas vantagens geopolíticas e de integração regional, pavimentando o caminho para uma liderança sustentável na América Latina, promovendo a inovação, o desenvolvimento econômico e a proteção ambiental”.

A reunião contou com a participação do CEO da Volkswagen na América do Norte, Pablo Di Si, que compartilhou experiências que estão no topo da agenda global da corporação como, por exemplo, economia circular e de baixo carbono.

“Essa reunião tem um propósito: conversamos com todos os atores envolvidos, seja do setor produtivo ou do governo, porque o que acontece com o setor automotivo, acontece com toda a política industrial. Os EUA têm escolhido uma série de instrumentos de política industrial e nosso propósito hoje é conhecer um pouco a política industrial norte-americana”, afirmou o secretário-executivo do MDIC, Marcio Rosa.