O Observatório Nacional das Indústrias para a Mobilidade e Logística tem como objetivo acompanhar, monitorar e avaliar programas e ações relacionados à mobilidade e logística, a exemplo do Programa Rota 2030, que já previa a criação da plataforma. Lançado nesta quarta-feira (15/12), o Observatório foi desenvolvido pelo Ministério da Economia (ME) em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), por intermédio da Softex, e terá gestão compartilhada com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).
O Observatório vai viabilizar a constituição de novas visões e análises, gerar aplicações, elaborar estudos, monitorar os resultados das políticas públicas de mobilidade e logística.
Para a gestão do Observatório, a ABDI firmará convênio com o ME, cujo objeto é: "Integrar o Observatório Nacional das Indústrias para a Mobilidade e Logística, criado pela Lei nº 13.755, de 10 de dezembro de 2018 e regulamentados pelo Decreto nº 9.557, em um modelo de gestão do conhecimento que considere a gestão da informação integrada, permanente, aberta a inovações e ágil, a governança, a sustentabilidade, o relacionamento com setor de mobilidade e logística e com a sociedade".
De acordo com Samy Moscovitch, Analista de Produtividade e Inovação da ABDI, o Observatório é importante não só do ponto de vista da informação. “O observatório não pode ser só uma forma de fazer uma gestão de conhecimento, mas um órgão de interação. A ABDI espera que o observatório consiga catalisar novas proposições no desenvolvimento das políticas e de tecnologias”, afirmou.
Margarete Gandini, Coordenadora Geral de Fiscalização de Regimes Automotivos no Ministério da Economia, disse que “política pública é construída de forma coletiva. A iniciativa do Governo Federal tem o objetivo de ampliar a competitividade, a inovação, a segurança veicular, a proteção ao meio ambiente, a eficiência energética, a qualidade dos automóveis e a capacidade produtiva da indústria automotiva nacional”.
A plataforma vai reunir, organizar e acompanhar as informações relacionadas aos programas, indústrias e setores relacionados com a mobilidade e logística, para: i) apoiar os processos de gestão, implementação e avaliação das políticas públicas do setor; ii) avaliar os resultados e impactos do Programa Rota 2030 e de outros programas e ações relacionados à mobilidade e logística; iii) ampliar o acesso e garantir maior transparência das informações e políticas relacionadas com o setor; e iv) compor um cluster de conhecimento colaborativo, analítico e preditivo de dados abertos para governo, indústria e população.
Para Henry Joseph Júnior, diretor técnico da Anfavea, o setor automotivo tem sido dentro do país um dos pontos fortes da economia. “Os números mostram que o setor contribuiu com políticas sociais, manutenção de empregos, da economia, investimento em pesquisa e desenvolvimento, e em novas tecnologias”, afirmou.
De acordo com Gábor Deak, diretor tecnológico do Sindipeças, o Observatório dá uma visão de mais longo prazo. “Podemos observar as tendências e benefícios e avaliar as próximas fases das políticas. Assim, poderemos ter uma política de pesquisa de desenvolvimento e inovação na indústria da mobilidade com horizonte além de 10 anos”, observou.
Sobre a Plataforma
O Observatório apresenta as seguintes informações:
• Produção Industrial de autopeças, veículos, implementos e serviços relacionados à indústria automotiva a partir da PIA do IBGE;
• Patentes de tecnologias do setor automotivo com dados georreferenciados por países, a partir das informações do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI);
• Panorama da indústria de veículos com informações estatísticas da indústria automobilística brasileira a partir dos dados da ANFAVEA.
• Eficiência energética, com apresentação de dados sobre autonomia, consumo e emissões de veículos constantes da tabela do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular – PBEV.
• Informações sobre o mercado de trabalho do setor automotivo, com base no CAGED.
• Biblioteca contendo relatórios, textos, artigos e vídeos relacionados ao setor de mobilidade e logística.
• Notícias sobre o setor automotivo e as políticas e ações do Ministério relacionados ao Programa Rota 2030.
A curadoria das informações constantes do Observatório é realizada pelo Ministério da Economia, e seus dados e resultados são discutidos em alto nível pelo Conselho Gestor do Observatório Nacional das Indústrias para a Mobilidade e Logística, responsável por avaliar o impacto do Programa Rota 2030 no setor automobilístico e na sociedade.
A segunda versão da plataforma, a ser disponibilizada até março de 2022, apresentará ainda informações sobre o Programa Rota 2030 e sobre os Programas Prioritários.
O Observatório Nacional das Empresas de Mobilidade e Logística apresenta ainda uma parte reservada ao Ministério da Economia para o acompanhamento dos requisitos das empresas habilitadas ou com Termo de Compromisso firmados no âmbito do Programa Rota 2030: relatórios semestrais e relatórios anuais.