Para conhecer políticas e programas liderados pelo governo de Portugal, a chefe de gabinete da ABDI, Andrea Macera, a gerente da Unidade de Transformação Digital, Adryelle Pedrosa, as analistas de Produtividade e Inovação Karen Ilogti e Vandete Mendonça cumpriram uma robusta agenda em Lisboa na última semana.
A intenção era conhecer e compreender as ações de mobilização de empresas participantes das ações da pasta. “Nosso objetivo foi conhecer na prática a realidade da estratégia de Portugal em políticas e programas de transformação digital”, afirmou Andréa Macera. No país, as ações de transformação digital estão sob o guarda-chuva do Primeiro-Ministro, António Costa, e as instituições portugueses executam suas diretrizes sob a coordenação da agência Portugal Digital.
A comitiva da ABDI participou de reuniões com a Direção-Geral das Atividades Econômicas, Agência para competitividade e Inovação e Secretaria de Turismo, Comércio e Serviços.
A equipe também visitou a empresa DRT, que tem desenvolvido uma estratégia de crescimento na área de moldes, de comunicação, de desenho industrial, de inovação e tecnologia. A DRT é uma reconhecida fornecedora para a indústria automotiva.
A agenda na CENTIMFE, uma instituição sem fins lucrativos, teve foco na nova economia. A CENTIMFE promove e desenvolve importantes bases para a competitividade Industrial em projetos de Economia Circular e Indústria 4.0.
Entre os destaques da agenda, está a reunião com a intituição Portugal Digital, responsável pela coordenação das ações de transformação digital de Portugal, em torno de três pilares: inclusão digital das pessoas, transformação do tecido empresarial e digitalização do Estado. Sua estratégia está alinhada às diretrizes da União Europeia. O setor privado e as associações empresariais apoiam a estratégia nacional com projetos e recursos, em consonância com a diretriz nacional. A capacidade de coordenar e mobilizar os atores em torno de uma estratégia de transformação digital permite uma atuação sistêmica, com resultados positivos sobre a competitividade do país.
O conhecimento gerado com estas visitas ajudará na concepção e execução dos projetos da ABDI, especialmente nas ações que neessitam a mobilização de empresas.