Missão internacional passa por startup unicórnio portuguesa

Missão internacional passa por startup unicórnio portuguesa

Visitas técnicas da ABDI indicam sucesso da internacionalização de renomadas empresas do país

A comitiva da ABDI aproveita os dias que antecedem o Web Summit para conhecer o ecossistema de Inovação em Portugal. O grupo, juntamente com 180 investidores e empresários convidados pela Atlantic Hub, fez visitas técnicas à Nova School of Business & Economics, SRS Advogados, e às startups Uniplaces e Farfetch, a primeira unicórnio portuguesa.

O coordenador de Inovação da ABDI, Rodrigo Rodrigues, destacou três pontos importantes da atividade. “A gente posiciona a marca da ABDI como essa integração entre Brasil e Portugal; vivencia o fechamento de negócios em ecossistemas diferentes do nosso; e, principalmente, começa a captação e divulgação do novo edital do Programa Nacional Conexão Startup Indústria, que será com players dos dois países”, explicou.

Nos próximos dias 6, 7 e 8 de novembro, a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial – ABDI será responsável pelo Brazil Connection, stand dentro do Web Summit – o maior evento tech do mundo, para divulgar o novo edital do Startup Indústria e dar espaço para pitches de organizações parceiras, como o Rock in Rio.

Eduardo Migliorelli, CEO da Atlantic Hub, organização que promoveu as visitas, destacou o diferencial da ação. “Ir às startups, várias missões podem ir. Nosso objetivo é trabalhar para que negócios sejam fechados e os grupos interajam e conheçam as convergências de negócios possíveis”, destacou ele, que comemora a evolução das visitas no decorrer dos anos. “Em 2017, éramos apenas 30 pessoas. Este ano, o grupo conta com 180 participantes e a nossa expectativa é dobrar esse número para o ano que vem”, concluiu.

As visitas começaram no recém construído prédio da Nova School of Business & Economics, no último domingo (4). O professor Pedro Santa Clara recebeu os convidados explicando a estrutura do local. “Nossa universidade é uma plataforma aberta para receber conteúdo de todos os lugares do mundo”, disse ele.

Na manhã desta segunda-feira (5), o grupo iniciou as atividades no auditório da SRS Advogados, que contou com pitches sobre os benefícios dos investidores interessados em aportar em terras lusitanas. O programa Portugal 2020, por exemplo, concede benefícios fiscais apoiado em três eixos de atuação: inovação, internacionalização e qualificação. “Portugal está se tornando cada vez mais um pólo riquíssimo de inovação e é a porta de entrada para a Europa”, destacou Carla Maia, CEO do grupo GOE, que presta consultoria na área.

A tarde foi destinada a visitas às startups Uniplaces e Farfetch. A primeira, uma gigante portuguesa que trabalha com alojamento estudantil. A segunda, unicórnio do país, atua no segmento de moda de luxo. “As minhas próprias experiências foram o start da empresa, que começou com alojamento e quer atacar outros segmentos que envolvem a vida estudantil”, disse Miguel Santo Amaro, CEO da Uniplaces, que quebrou as barreiras de Portugal e está em diversos países, como França e Inglaterra. Até o final de 2019 esperam chegar ao Brasil.

“Você não precisa ir a Milão, numa loja específica, para comprar a sua roupa de luxo. A Farfetch entrega para você”, explicou Mário Rodrigues, talent acquisition lead da primeira startup unicórnio de Portugal. A empresa conta com escritórios em mais de cinco países e entrega artigos de luxo em todo o mundo.

Para Danilo Leite, da CPFL energia, de Campinas, e participante da missão, o grande objetivo das visitas é, além de conhecer os cases, aprender o caminho da internacionalização. “A grande sacada da Uniplaces e da Farfetch foi não se limitarem ao seu mercado consumidor. Elas já nasceram globais e isso foi fundamental para o sucesso delas”, aponta.

A agenda continua até o próximo sábado, com o Web Summit, dos dias 6 a 8 de novembro e mais visitas técnicas nos dias 9 e 10 de novembro.