Na indústria, qualificar a escala da produção é etapa natural de uma experiência de sucesso. Em muitos casos, isso também vale para as ideias. Em sua terceira e última etapa, o Laboratório de Inovação do Varejo (ProVA), da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), formará agentes multiplicadores, capacitados para reproduzir de forma autônoma as melhores práticas observadas e disseminar o conhecimento adquirido. Em 12 meses de funcionamento, o ProVA promoveu três ciclos de aceleração com 12 startups que fecharam 25 novos negócios, apresentaram dois pedidos de patentes no Instituto Nacional da Propriedade Industrial e uma internacionalização.
Na nova etapa, cinco entidades serão habilitadas a promoverem inovação na sua região. “São lojas-conceito: ambientes (empresas, associações) que promovam e desenvolvam inovação como fazemos no ProVA”, explicou o coordenador do projeto, Eduardo Tosta. O objetivo é levar o espaço e a metodologia do ProVA para todas as regiões do Brasil e garantir que o trabalho da Agência continue por meio de parceiros capacitados.
As equipes aprenderão a abordagem do Design Thinking no planejamento, na identificação de problemas e na busca de soluções. Cada uma dessas entidades tem o compromisso de, uma vez finalizado o curso, desenvolver, no mínimo, dez atividades de inovação durante um ano. Ao todo serão sete dias de capacitação, com um total de 56 horas. Cada turma será capacitada nos seguintes temas:
Gestão da Inovação e Criatividade
- Inovação Incremental vs Inovação Radical
- Velocidade da mudança e as Organizações Exponenciais
- As 4 dimensões da inovação: produto/processo/negócio e gestão
- Radar da Inovação: onde a empresa pode inovar?
- Fatores facilitadores e inibidores da inovação
- Diagnóstico da Cultura para Inovação
- Criatividade: Técnicas de Geração de Ideias
Design Thinking, serviço e Participativo
- Conceituação Design Thinking
- Cases
- Servitização
- Entendimento de desafios
- Observação e Pesquisa
- Geração de Soluções
- Validação de Soluções: teste e refino
- Design Participativo
- Configuração de espaço físico em ambiente inovador
Tendências
- Entendendo o que são tendências e porque são importantes
- Identificação de sinais de mudança
- Criação de Mapa de Forças
- Identificação de valores e necessidades
- Construção do Zeitgeist
- Posicionamento da Marca
- Definição de Tendências
- Geração de insights através de tendências
- Prototipação
Modelos de Negócio e Inovação Aberta
- Canvas Business Model: Os 9 componentes
- Exercício de Construção de Canvas
- Como elaborar um ótimo Pitch
- Conceitos Gerais sobre Inovação Aberta
- Engajamento entre empresas e startups
- Digitalização
Concepção de Espaço Inovador
Gestão Ágil
- Conceito
- Movimento Ágil
- Princípios
- Principais Métodos
- Atividade Prática
A primeira turma será a Câmara de Dirigentes Lojistas de Erechim (RS) e começa as atividades no dia 24 de julho. O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial de São Paulo (SENAC-SP) e a Câmara de de Dirigentes Logistas de Caxias do Sul (RS) serão as próximas capacitadas. As outras entidades serão selecionadas ao longo do semestre.
Balanço do 1º e 2º Ciclos
Cursos, treinamentos, consultorias, eventos de networking, demonstração de tecnologias, concursos para aceleração e desenvolvimento de startups e testes de conceitos de novos modelos de negócio. Essas foram algumas das atividades do ProVA no último ano, em prol do desenvolvimento de soluções para o setor varejista.
E muitos sucessos podem ser contabilizados nos primeiros 12 meses de atuação, em que foram rodadas 68 ações de inovação, 4.326 pessoas e mais de 1.400 empresas foram atendidas.
Para testar novos modelos de negócios o ProVA prototipou duas lojas conceitos e promoveu três ciclos de aceleração. O projeto elaborou também ampla pesquisa de mercado para apoio e formulação de políticas. Foram lançados dois e-books com dados e informações setoriais, além de um passo-a-passo para apoiar a transformação digital do varejo. O laboratório realizou 68 mentorias e consultorias customizadas em inovação.
O ProVA
O ProVA é a primeira iniciativa do Governo Federal voltada para o estímulo à inovação no setor varejista. Foi idealizado e concebido para atender aos desafios reais do setor varejista após ampla pesquisa de campo com lojistas, especialistas e formadores de opinião do setor. O programa sediou 102 atividades oferecidas gratuitamente aos interessados, entre cursos, treinamentos, consultorias, eventos de networking, demonstração de tecnologias, concursos para aceleração e desenvolvimento de startups e testes de conceitos de novos modelos de negócio.