Multiplicar inovações e seus beneficiários: o novo desafio do ProVa

Multiplicar inovações e seus beneficiários: o novo desafio do ProVa

O objetivo é levar o espaço e a metodologia do ProVA para todas as regiões do Brasil

Na indústria, qualificar a escala da produção é etapa natural de uma experiência de sucesso. Em muitos casos, isso também vale para as ideias. Em sua terceira e última etapa, o Laboratório de Inovação do Varejo (ProVA), da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), formará agentes multiplicadores, capacitados para reproduzir de forma autônoma as melhores práticas observadas e disseminar o conhecimento adquirido. Em 12 meses de funcionamento, o ProVA promoveu três ciclos de aceleração com 12 startups que fecharam 25 novos negócios, apresentaram dois pedidos de patentes no Instituto Nacional da Propriedade Industrial e uma internacionalização.

Na nova etapa, cinco entidades serão habilitadas a promoverem inovação na sua região. “São lojas-conceito: ambientes (empresas, associações) que promovam e desenvolvam inovação como fazemos no ProVA”, explicou o coordenador do projeto, Eduardo Tosta. O objetivo é levar o espaço e a metodologia do ProVA para todas as regiões do Brasil e garantir que o trabalho da Agência continue por meio de parceiros capacitados.

As equipes aprenderão a abordagem do Design Thinking no planejamento, na identificação de problemas e na busca de soluções. Cada uma dessas entidades tem o compromisso de, uma vez finalizado o curso, desenvolver, no mínimo, dez atividades de inovação durante um ano. Ao todo serão sete dias de capacitação, com um total de 56 horas. Cada turma será capacitada nos seguintes temas:

Gestão da Inovação e Criatividade

  • Inovação Incremental vs Inovação Radical
  • Velocidade da mudança e as Organizações Exponenciais 
  • As 4 dimensões da inovação: produto/processo/negócio e gestão 
  • Radar da Inovação: onde a empresa pode inovar?
  • Fatores facilitadores e inibidores da inovação 
  • Diagnóstico da Cultura para Inovação
  • Criatividade: Técnicas de Geração de Ideias 

Design Thinking, serviço e Participativo

  • Conceituação Design Thinking
  • Cases
  • Servitização
  • Entendimento de desafios 
  • Observação e Pesquisa 
  • Geração de Soluções
  • Validação de Soluções: teste e refino
  • Design Participativo
  • Configuração de espaço físico em ambiente inovador

Tendências

  • Entendendo o que são tendências e porque são importantes
  • Identificação de sinais de mudança
  • Criação de Mapa de Forças 
  • Identificação de valores e necessidades 
  • Construção do Zeitgeist
  • Posicionamento da Marca
  • Definição de Tendências
  • Geração de insights através de tendências
  • Prototipação

Modelos de Negócio e Inovação Aberta

  • Canvas Business Model: Os 9 componentes
  • Exercício de Construção de Canvas
  • Como elaborar um ótimo Pitch
  • Conceitos Gerais sobre Inovação Aberta
  • Engajamento entre empresas e startups
  • Digitalização

Concepção de Espaço Inovador
Gestão Ágil

  • Conceito
  • Movimento Ágil
  • Princípios
  • Principais Métodos
  • Atividade Prática

 A primeira turma será a Câmara de Dirigentes Lojistas de Erechim (RS) e começa as atividades no dia 24 de julho. O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial de São Paulo (SENAC-SP) e a Câmara de de Dirigentes Logistas de Caxias do Sul (RS) serão as próximas capacitadas.  As outras entidades serão selecionadas ao longo do semestre.

Balanço do 1º e 2º Ciclos

Cursos, treinamentos, consultorias, eventos de networking, demonstração de tecnologias, concursos para aceleração e desenvolvimento de startups e testes de conceitos de novos modelos de negócio. Essas foram algumas das atividades do ProVA no último ano, em prol do desenvolvimento de soluções para o setor varejista.

E muitos sucessos podem ser contabilizados nos primeiros 12 meses de atuação, em que foram rodadas 68 ações de inovação, 4.326 pessoas e mais de 1.400 empresas foram atendidas. 

Para testar novos modelos de negócios o ProVA prototipou duas lojas conceitos e promoveu três ciclos de aceleração. O projeto elaborou também ampla pesquisa de mercado para apoio e formulação de políticas. Foram lançados dois e-books com dados e informações setoriais, além de um passo-a-passo para apoiar a transformação digital do varejo. O laboratório realizou 68 mentorias e consultorias customizadas em inovação. 

O ProVA

O ProVA é a primeira iniciativa do Governo Federal voltada para o estímulo à inovação no setor varejista. Foi idealizado e concebido para atender aos desafios reais do setor varejista após ampla pesquisa de campo com lojistas, especialistas e formadores de opinião do setor. O programa sediou 102 atividades oferecidas gratuitamente aos interessados, entre cursos, treinamentos, consultorias, eventos de networking, demonstração de tecnologias, concursos para aceleração e desenvolvimento de startups e testes de conceitos de novos modelos de negócio.