Município pernambucano dos Barreiros recebe tecnologias de cidades inteligentes

Município pernambucano dos Barreiros recebe tecnologias de cidades inteligentes

Luminárias inteligentes com câmeras de reconhecimento facial vão melhorar conectividade e segurança pública na principal rua comercial

A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) realizou a entrega formal, nesta sexta-feira (dia 01/07), de tecnologias de cidades inteligentes à prefeitura dos Barreiros, segunda cidade de Pernambuco a receber o projeto, depois de Petrolina. O evento contou com a participação de Tiago Faierstein, gerente da Unidade de Novos Negócios da ABDI; do prefeito em exercício, João Marreco; da secretária Nacional de Mobilidade e Desenvolvimento Regional e Urbano, do Ministério do Desenvolvimento Regional, Sandra Maria Santos Holanda; além de vereadores, secretários municipais e representantes de órgãos da segurança pública local.

“Esperamos que as luminárias, instaladas na principal rua comercial dos Barreiros, melhore a segurança pública local e a conectividade para as pessoas que transitam pela região”, disse o gerente da ABDI.

Ao todo, 10 luminárias inteligentes com 20 câmeras de reconhecimento facial, luz de Led e wi-fi integrado foram instaladas na Avenida Aires Belo, a principal da cidade. O sistema inclui ainda um Centro de Comando e Controle, que recebe as informações das luminárias e auxilia a gestão urbana. O projeto inaugurado em Barreiros é de iniciativa da ABDI, com execução realizada em parceria com o Parque Tecnológico de São José dos Campos.

“Hoje, Barreiros tem um equipamento de tecnologia que poucas cidades têm. Espera-se que mude a realidade da cidade, que Barreiros possa viver um novo momento em relação à segurança pública. E que seja referência para a região e outras cidades do Pernambuco”, disse o prefeito em exercício.

Segundo o policial civil, Marconi Rocha, os órgãos de segurança pública local passam a contar agora com “instrumentos importantes para fazer investigação rápida e eficiente, para o combate ao crime”.

Cidades Inteligentes

A ABDI executa projetos de Cidades Inteligentes nas áreas da segurança pública, conectividade, eletromobilidade, comunicação e tecnologia, nas cidades de Foz do Iguaçu, Londrina e Curitiba, no Paraná; e nas cidades de Petrolina (PE), Francisco Morato (SP), Campina Grande (PB), Pacaraima (RR), Brasília (DF), Salvador (BA), Itabaiana (SE) e Macapá (AM).

Os testes são realizados em áreas sandbox – ambiente voltado para pesquisa e validação de tecnologias -, como preconizado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), e permitem que os municípios usem um espaço delimitado, por meio de decreto municipal, para a validação das tecnologias aplicadas.

A Agência também atua na área de cidades inteligentes e 5G, com o programa Conecta 5G, que permite a realização de testes de aplicação de conectividade da quinta geração móvel, por meio da instalação de luminárias inteligentes com antenas 5G integradas.

 

 

Multimídia

MetaIndústria

Mais Vistas