Mutirão do Programa Acredita facilita acesso a crédito em Brasília

Mutirão do Programa Acredita facilita acesso a crédito em Brasília

Iniciativa segue até quarta-feira, 11, com condições diferenciadas para microempreendedores individuais e donos de micro e pequenas empresas

O primeiro mutirão do Programa Acredita, idealizado pelo Sebrae e pelo Governo Federal, começou nesta segunda-feira, 9, em Brasília. Até quarta-feira, 11, instituições financeiras públicas e privadas disponibilizarão acesso a empréstimos e renegociação de dívidas com condições diferenciadas para microempreendedores individuais (MEI), donos de microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP) do Distrito Federal e do entorno. O estande está localizado entre o Sesi Lab e o Museu Nacional.

O presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Ricardo Cappelli, participou da cerimônia de lançamento. Em sua fala, ele afirmou que o principal desafio das micro, pequenas e médias empresas é o acesso a crédito.

“Fornecer crédito tem sido um grande esforço do Governo Federal. Os juros no mercado para o microempreendedor são de 40% ao ano. Como alguém consegue empreender no Brasil tendo que tomar crédito e pagando juros para capital de giro de 40% ao ano? É impossível”, afirmou.

Cappelli sugeriu que o mutirão chegue a outras regiões administrativas do Distrito Federal para ampliar, ainda mais, o acesso. “Precisamos apoiar quem produz, quem trabalha, quem gera emprego no Brasil”, disse.

Segundo o presidente do Sebrae, Décio Lima, este é o primeiro de uma série de mutirões que serão realizados em todos os estados brasileiros. Ele destacou que 88% dos micros e pequenos empreendedores não têm acesso ao crédito, o que representa 95% das empresas brasileiras.

Lima ressaltou ainda a importância do programa para a economia brasileira e empreendedores em geral. “O Acredita é uma modalidade que não traz nenhum constrangimento para a economia do Brasil, nem para os bancos. A lógica é muito simples, enfrentando o processo da porta do sistema financeiro, a garantia, o que hoje é uma dificuldade no Brasil”, ponderou.

“Nossa missão com esse mutirão é gigante. Pela primeira vez, estamos reunindo todos os bancos públicos, todo o sistema de cooperativa de crédito e representantes de bancos privados. E quando reunimos todos esses agentes financeiros, nós temos dois elementos: diminuição do risco com o Fundo Garantidor e a disputa entre as entidades financeiras para oferecer a menor taxa de juros”, acrescentou.

Acredita

O Programa Acredita tem o objetivo de ampliar o acesso das micro e pequenas empresas a crédito. Por meio do Fundo de Aval para Micro e Pequena Empresa (Fampe), cerca de 30 instituições bancárias de todo o país estão aptas a ofertar os recursos que foram estimulados com o aporte de R$ 2 bilhões do Sebrae.

Esse montante vai viabilizar R$ 30 bilhões em operações de crédito nos próximos três anos. O Sebrae oferece também aos empreendedores orientação e acesso a informações para apoiar na decisão antes da tomada de crédito e ao longo de toda a jornada, até a liquidação do empréstimo.

Com informações do Sebrae

Fotos: João Miguel – ABDI