Na Expovitis, presidente da ABDI anuncia criação do primeiro laboratório de certificação de vinhos do DF

Na Expovitis, presidente da ABDI anuncia criação do primeiro laboratório de certificação de vinhos do DF

Durante abertura da feira, em Brasília, Ricardo Cappelli reforça compromisso da Agência em fomentar e apoiar setor vitivinícola da região

O presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Ricardo Cappelli, anunciou a criação do primeiro laboratório de certificação de vinhos do Distrito Federal. O anúncio ocorreu durante a abertura oficial da Expovitis Brasil, nesta sexta-feira (19), a maior feira de enologia, vitivinicultura e enoturismo da região, realizada no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci.

Cappelli destacou a importância do evento e do novo laboratório para o desenvolvimento do setor vinícola no DF. “Nós da ABDI vamos apoiar a construção do laboratório de certificação de vinhos no Distrito Federal, para atender não só a região, mas o resto do Brasil também. Vamos encurtar os caminhos, para que essa indústria possa se desenvolver”, anunciou.

Ele destacou o papel da agência de fomentar e apoiar a indústria. “O momento é de juntar as mãos para apostar no Brasil que dá certo, no Brasil que funciona, com o Governo Federal, com o governo do DF, com os produtores, com as federações, somar esforços pelo Brasil”, declarou.

Durante a abertura da feira, o presidente da Expovitis, Ronaldo Triacca, também ressaltou a relevância da feira para a promoção da vitivinicultura no DF e a parceria com a ABDI. “É a primeira edição, e sabemos disso, mas esperamos alcançar êxito para que possamos ter futuras edições e fazer desta feira uma referência. Para alguns brasileiros existe ainda um certo preconceito de que o vinho nacional não tem qualidade, mas, na verdade, há vinhos bons em todos os terroirs do Brasil”, afirmou Triacca.

A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades do DF e representantes de produtores de vinhos do Brasil.

Cadeia Produtiva do Vinho e Laboratório 4.0

A vitivinicultura no Brasil tem se desenvolvido significativamente nos últimos anos, com destaque para a região Sul, mas também apresentando crescimento em outras áreas do país. Segundo dados do IBGE, a área colhida de uvas no Brasil aumentou 1,44% em 2022 em comparação a 2020. O valor da produção de uvas no Brasil em 2022, registrado no último levantamento da Produção Agrícola Municipal (PAM) do IBGE, foi de R$ 4,54 milhões.

Isabela Gaya, gerente da Unidade de Difusão de Tecnologias da ABDI, também esteve presente e comentou sobre as iniciativas tecnológicas que a ABDI está promovendo no evento. “A ABDI realiza projetos para fomentar a adoção e difusão de tecnologias. Por exemplo, com soluções implementadas no campo, é possível coletar informações por meio de sensores e uma plataforma de inteligência artificial. Essas tecnologias indicam formas mais eficazes de tratar doenças e pragas. Com isso, o produtor consegue maior eficiência e rapidez na tomada de decisões, aumentando a competitividade do setor”, explicou.

O estande da ABDI oferece uma visão abrangente sobre a produção nacional de vinhos, qualificação e tecnologias disponíveis. O espaço reforça o compromisso da Agência em colaborar com o setor vitivinícola, proporcionando soluções estratégicas focadas em eficiência, produtividade, sustentabilidade e competitividade.

“Nosso estande está repleto de informações e dados sobre vitivinicultura, tanto no DF quanto no cenário nacional. Estamos oferecendo aos visitantes acesso exclusivo a tecnologias de ponta e também a oportunidade de vivenciar uma experiência imersiva com óculos de realidade virtual, permitindo um passeio virtual por uma vinícola”, mostrou Isabela.

Bibliotecária aposentada, Adelaide Ramos foi uma das pessoas que experimentou a realidade virtual oferecida pela ABDI. “Eu percorri os vinhedos todos, as parreiras e o lago, a visão foi perfeita”, disse.

A Expovitis Brasil segue até domingo (21), no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci, mesmo local da AgroBrasília, à margem da BR-251, km 5, com programação musical e exposição de mais de 70 vinícolas brasileiras.

Expovitis

Fotos: Thaís Holanda/ABDI