Nos dias 4 e 5 de outubro, empresários, agentes de inovação, pesquisadores, acadêmicos, representantes do governo e de instituições financeiras se reunirão em Florianópolis (SC) para discutir os desafios e as potencialidades da Nanotecnologia aplicada à Indústria. Fruto de um acordo de cooperação entre a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e a Confederação Nacional da Indústria (CNI), o workshop contará com a apresentação de cases de empresas regionais e nacionais, a divulgação de linhas de crédito disponíveis, além de palestras e visitas técnicas.
Na quinta-feira (4), o workshop será realizado no centro de eventos da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), tendo início às 14 horas com a palestra “Nanotecnologia em sistemas embarcados”. Na sequência, serão apresentados os cases das empresas Nanovetores Tecnologia, Cetarch (Cerâmica Técnica e Architetural) e Extratos da Terra. Ao final do primeiro dia, está programado painel em que serão mostradas as linhas de crédito disponíveis para empresas que querem investir em produtos ou processos nanotecnológicos, com a participação do IEL/SC, BRDE, Badesc, BNDES, Finep e Embrapii.
O presidente da ABDI, Guto Ferreira, ressaltou a importância de aumentar a cooperação entre empresas, centros de pesquisa, investidores e startups. “As tecnologias de fronteira, como a nano e a biotecnologia, têm sido alvo de investimentos públicos e privados na última década, mas a conversão desse conhecimento em produtos, serviços e novos negócios ainda é um grande desafio. Por isso, todo o debate deverá estar voltado para a conexão entre os diversos agentes, envolvendo indústrias, pesquisadores, investidores e empresas com soluções inovadoras, como as startups”, adiantou Ferreira, que estará representado pela especialista da ABDI, Cleila Pimenta.
No dia 5, a partir das 9 horas, serão realizadas visitas técnicas às instalações do Instituto SENAI de Inovação em Sistema Embarcados, à Nanovetores e à Extratos da Terra.
Nanotecnologia
Diversos produtos usados no dia a dia têm sido aprimorados pelo uso da nanotecnologia, por meio da qual é possível manipular moléculas e partículas em escala nanométrica. As tecnologias mais avançadas de diagnóstico e terapia em medicina já empregam nanotecnologia, como, por exemplo, para o controle da liberação de antibióticos no corpo de pessoas doentes.
O uso da nanotecnologia permite que a indústria desenvolva produtos cada vez mais eficientes, como cosméticos com prazo de validade maior; roupas que monitoram sinais vitais do corpo humano e com capacidade de não absorver manchas; embalagens inteligentes de alimentos que avisam se a comida ainda está própria para consumo, entre inúmeras outras aplicações.
As inscrições para o workshop são gratuitas e devem ser feitas aqui.
Workshop Nanotecnologia aplicada à Industria
Dias 4 e 5 de outubro
Centro de Eventos da Fiesc
Florianópolis – SC