No Acre, ABDI participa de encontro sobre rotas de integração e desenvolvimento econômico

No Acre, ABDI participa de encontro sobre rotas de integração e desenvolvimento econômico

Evento contou com a presença da ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, e do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho

A diretora de Economia Sustentável e Industrialização da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Perpétua Almeida, participou do encontro sobre Rotas de Integração Sul-Americana realizado na última terça-feira, 9, em Rio Branco, no Acre. Além de autoridades locais, a agenda contou com a presença da ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, e do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.

Simone Tebet apresentou o projeto das cinco Rotas de Integração Sul-Americana, com destaque para a Quadrante Rondon, que conecta a região Norte aos portos do Peru, e abre uma rota estratégica entre o Acre e o Oceano Pacífico. As principais obras que beneficiam o Acre são a Ponte de Guajará-Mirim (RO), a finalização do contorno de Brasileia, além da manutenção de 200km da BR-364.

“Todas as obras necessárias para cinco rotas de integração estão em andamento. Algumas quase concluídas e outras continuarão nos próximos anos. O orçamento está assegurado”, garantiu a ministra. “Minha responsabilidade é garantir que essas obras saiam do papel e se tornem realidade. Não estou aqui para falar de sonhos, mas de ações concretas. Em novembro, apresentamos as rotas, após ouvir todos os secretários”, acrescentou.

Representando a ABDI, Perpétua Almeida afirmou que a consolidação da rota é um grande desejo, sobretudo para as empresas da região. “Essa é uma bandeira antiga dos acreanos que já vêm fazendo dessa rota um importante destino turístico, mas que sonham, principalmente os empresários, em acessar novas rotas e oportunidades para exportação e importação de produtos, o que vai impulsionar muito a economia regional”, apontou.

Para a diretora, trata-se de uma oportunidade para promover o desenvolvimento com sustentabilidade e melhorar a infraestrutura da região. “A ABDI participa desse importante evento de integração do Brasil com os países vizinhos para apoiar o Governo Federal”, disse.

Foto: Juan Diaz