Os 4 segredos para o sucesso no Startup Indústria

Os 4 segredos para o sucesso no Startup Indústria

Qual é o caminho das pedras dentro do programa da ABDI?

Não existe uma receita de sucesso que seja universal para todas as startups, mas há características comuns aos projetos de sucesso. O Programa Nacional Conexão Startup Indústria conectou, em seu primeiro edital, em 2017, dez grandes indústrias nacionais a dez startups brasileira, de um total de 27 premiadas. Chegou a hora de descobrir qual é o segredo delas: 

1. Incubação e/ou aceleração

70% das startups selecionadas já participaram de algum processo de aceleração e/ou incubação, o que contribui para a maturidade do negócio e para o comportamento dos empreendedores, critérios adotados pelas indústrias na etapa da seleção.

2. Maturidade

Como destacamos no primeiro ponto, maturidade é um fator importante sob a ótica da indústria. 80% das startups selecionadas estão na fase de Tração Comercial e Escala, indicando possuir um faturamento superior a R$ 50 mil por mês. 

3. Times robustos

Mais que um time de vôlei, menos que uma equipe de futebol. O número médio de colaboradores por startup é de dez pessoas. Sendo que 50% possuem de 9 a 15 pessoas no time. Outro dado interessante: durante o programa, 90% das startups contrataram novos profissionais. 

4. Adaptação das soluções

As soluções apresentadas na Prova de Conceito foram customizadas ou adaptadas para 80% das startups selecionadas, indicando um desenvolvimento prévio à fase do programa. Mais um ponto para a maturidade. 
 

O programa

O Programa Nacional Conexão Startup Indústria da ABDI selecionou 10 indústrias e 27 startups, de um total de quase 400 empresas inscritas. Em três anos a iniciativa vai investir R$ 50 milhões, sempre com a abertura de editais. A próxima seleção pública será no fim deste ano.

Para quem quiser ler só as figuras: 

Multimídia

MetaIndústria

Mais Vistas