Perpétua Almeida participa de celebração dos 30 anos da AIAB

Perpétua Almeida participa de celebração dos 30 anos da AIAB

Comemoração da Associação das Indústrias Aeroespaciais tem anúncio de R$ 360 milhões para desenvolvimento de tecnologias dos setores aeronáu

A diretora da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Perpétua Almeida, participou nesta sexta-feira (5/5), em São José dos Campos (SP), da celebração dos 30 anos da Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil (AIAB). A cerimônia, que também contou com a presença da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Luciana Santos, foi marcada pela assinatura de contratos do MCTI e da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) com empresas locais, que destinarão R$ 360 milhões ao desenvolvimento de tecnologias dos setores aeronáutico e espacial.        

Na comemoração das três décadas de existência da AIAB, Perpétua Almeida foi homenageada pelo diretor da associação, Julio Shidara, com a entrega de uma placa de agradecimento pelo trabalho dedicado pela ABDI ao fortalecimento da indústria aeroespacial brasileira. Em sua fala, a diretora celebrou data destacando a importância e o caráter estratégico das empresas associadas para a segurança do país. “Essa parte de nossa indústria, a indústria aeroespacial, tem um papel fundamental na soberania brasileira e é um peso grande na indústria da defesa nacional”, disse.   

Perpétua também fez referência à importância do setor para a formação de mão de obra especializada e à necessidade de manutenção, no país, de técnicos e profissionais importantes da área. “Formar profissionais nessa área leva anos e é investimento público, em sua grande maioria”, alertou.       

Investimentos
Assinados pelo MCTI com as empresas Embraer, Visiona, Akaer e ACS, os contratos firmados na cerimônia contam com o maior volume de recursos de subvenção econômica à inovação já concedido pela Finep. A valorização do setor pelo Governo Federal, por meio da medida, foi comemorada pela diretora da ABDI. “A ministra Luciana traz aqui o maior investimento que a nossa Finep podia fazer. Penso que, pela visão que o presidente Lula tem sobre a indústria nacional, isso aqui é só o começo. Com certeza, a indústria brasileira vai ter investimento cada vez maior, a exemplo de outros momentos que nós já vivemos”.         
         
A AIAB é formada por empresas atuantes em todas as áreas dos segmentos aeronáutico, espacial e de defesa – da concepção ao desenvolvimento, produção, comercialização, assistência pós-venda e serviços técnicos especializados. Também participaram da cerimônia em São José dos Campos, entre outros, o diretor de Inovação da Finep, Elias Ramos de Souza, o engenheiro-chefe da Embraer, Henrique Langnegger, e o diretor de Desenvolvimento Tecnológico da empresa, Maurílio Albanese.

Multimídia

MetaIndústria

Mais Vistas