Pesquisa sobre setor construtivo está em circulação até 28/4

Pesquisa sobre setor construtivo está em circulação até 28/4

Estudo vai mapear o nível de inovação e novas tecnologias adotadas pelos setores de construção e incorporação do país

Está em circulação a pesquisa Cenário Construtivo Brasileiro 2023. O estudo pretende mapear como as principais incorporadoras imobiliárias e construtoras brasileiras estão inovando no setor e de que forma estão adequando os projetos à Norma de Desempenho NBR 15575, que direciona à nova realidade de uso da metodologia BIM. A pesquisa está disponível até dia 28 de abril e os resultados serão divulgados em 22 de maio.

Acesse Cenário Construtivo Brasileiro 2023

Realizada pela Thórus Engenharia e Otus Engenharia, a pesquisa conta com apoio da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), do BIM Fórum Brasil, da Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Construção (ABRAMAT) e da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC).

Esse mapeamento do setor, que já está na 4ª edição, tem abrangência nacional e o público-alvo são os líderes e gestores que atuam em incorporadoras e construtoras, tanto na área de desenvolvimento de projeto quanto de planejamento, orçamento e obras. Metodologia BIM, norma de desempenho, gerenciamento de obras, mercado imobiliário, tecnologia e inovação, são os principais temas abordados.

Acreditamos que todo o setor da construção se beneficia com a colaboração e troca de experiências entre pessoas, empresas e instituições, por isso reforçamos a importância da ampla participação dos profissionais. A partir dos dados e das informações coletadas criaremos um benchmark que auxiliará os gestores na tomada de decisões estratégicas”, afirma o CEO da Thórus Engenharia, Cristiano Schneider.

Os resultados da pesquisa serão informações estatísticas que servirão de insumos para que os líderes das empresas de construção e incorporação tenham conhecimento de que forma o setor está se comportando em determinados segmentos específicos, especialmente na aplicação de novas tecnologias.

Desde 2017, a ABDI tem participado do processo de difusão do BIM para a indústria da construção brasileira. A Agência entende que o BIM é uma importante ferramenta para a digitalização do segmento, que apresenta perfil tradicional e conservador em relação às novas tecnologias. O uso do BIM é fundamental por permitir o detalhamento de todas as fases da construção: identifica a necessidade específica de cada material, define os processos de cada fase, da montagem à execução da obra.

A Unidade de Projetos Especiais da ABDI tem a missão de disseminar o uso de BIM junto aos profissionais da Arquitetura, Engenharia e Construção, pois nessa metodologia é possível encontrar estratégias, soluções, processos digitais, que proporcionem a redução de custos e o aumento da produtividade”, explica Leonardo Santana, analista de Produtividade e Inovação da Agência.

Sobre a Thórus Engenharia
A Thórus Engenharia é pioneira em projetos de instalações prediais em BIM no estado de Santa Catarina. Com atuação nacional, a empresa conta com mais de 7 milhões de metros quadrados projetados. Sua maior missão é proporcionar soluções técnicas inteligentes e inovadoras na construção de empreendimentos, reduzindo custos e minimizando riscos. Nesse sentido, é referência técnica no desenvolvimento de projetos hidrossanitários, elétricos, de prevenção e combate a incêndio e de instalações mecânicas, buscando estar presente nas maiores obras do Brasil.

Sobre a Otus Engenharia
A Otus atua na gestão de projetos utilizando tecnologia para adotar soluções inteligentes, reduzindo os riscos nos investimentos, entregando projetos confiáveis e as melhores soluções, além de uma visão estratégica para os clientes, seja pela gestão de Projetos em BIM, Consultoria de Implementação BIM ou Educação. Com mais de 2 milhões de metros quadrados coordenados com o método próprio em mais de 100 empreendimentos, a Otus está presente em 9 estados brasileiros e possui 38 clientes, sendo 3 deles integrantes do ranking das 100 maiores construtoras nacionais.

Multimídia

MetaIndústria

Mais Vistas