A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), por meio da analista de Produtividade e Inovação Simone Uderman, integrou nessa quinta-feira, 5/12, na capital paulista, a reunião conjunta de três importantes conselhos e instâncias da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). O encontro apresentou e debateu com representantes empresariais os resultados das edições da Pintec Semestral em 2022 e 2023, pesquisas lançadas por meio de parceria da ABDI com o IBGE e a UFRJ com foco em inovação, digitalização e práticas ambientais na indústria brasileira.
A discussão sobre as edições do estudo incluiu cerca de 50 empresários paulistas, conselheiros e técnicos da Fiesp na Reunião Conjunta do Conselho Superior de Inovação e Competitividade (CONIC), do Conselho Superior de Desenvolvimento Sustentável (CONDES) e do Departamento de Desenvolvimento Sustentável (DDS) da federação.
O interesse da classe empresarial pelos dados da Pintec foi comemorado por Simone. “O reconhecimento da importância de contar com informações confiáveis e atualizadas motivou o espaço aberto pela Fiesp para a apresentação dos dados e os debates subsequentes”, atestou.
A busca por informações da pesquisa indica um movimento positivo da indústria paulista em respeito aos temas propostos por ela. “O interesse e a atenção dispensada pelos cerca de 50 empresários e conselheiros que compareceram ao evento deve-se à relevância das temáticas inovação, digitalização e práticas ambientais”, acrescentou a analista da ABDI.
“Foi uma grande oportunidade compartilhar os resultados da Pintec Semestral na casa da indústria em São Paulo. A disseminação dos resultados da pesquisa em fóruns de discussão qualificados é um desdobramento positivo dos trabalhos”.
Simone Uderman foi acompanhada na apresentação à Fiesp pelo professor do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), João Carlos Ferraz, e do economista Flávio Peixoto, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Indústrias extrativas e de Transformação
A apresentação do compilado das edições da Pintec detalhou o universo pesquisado pela parceria da ABDI com o IBGE e a UFRJ, formado por amostras de 1.500 a 1.600 indústrias extrativas e de transformação com 100 ou mais pessoas ocupadas.
Entre outros dados levantados pelas sondagens, foram informados números da pesquisa realizada em 2022, segundo os quais empresas industriais com 100 ou mais pessoas ocupadas investiram 0,65% de sua receita liquida de vendas em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), somando R$ 36,9 bilhões. O indicador foi superior no caso das indústrias extrativas, em que o percentual atingiu 1,72%, enquanto nas indústrias de transformação foi empreendido esforço em P&D interno de 0,58% da receita líquida de vendas.
Em relação às iniciativas ou práticas ambientais apuradas em 2023, a sondagem identificou que quase 90% das médias e grandes indústrias implementaram ao menos uma dessas ações. O tema mais declarado foi o de resíduos sólidos (79,6%), seguido por reciclagem e reuso (75,1%), eficiência energética (61,5%), recursos hídricos (57,1%), emissões atmosféricas (46,3%) e uso do solo (23,9%).
Além de apontar o estágio de evolução da indústria em inovação, digitalização e práticas ambientais, a apresentação dos dados da Pintec gerou reflexões sobre os obstáculos do setor e a importância de políticas públicas para a modernização e sustentabilidade dos parques industriais.