Nova PINTEC Semestral avalia iniciativas ambientais da indústria
Resultados da sondagem, iniciada em abril, serão anunciados
Ir para o conteúdo
O acesso a informações qualificadas é um requisito cada vez mais relevante para orientar as atividades de inovação de empresas e países. O uso de estatísticas e indicadores adequados torna-se ainda mais determinante quando se consideram as transformações tecnológicas e organizacionais, que impõem novos desafios para as nações empenhadas em reposicionar competitivamente as suas economias e para os empreendedores que pretendem potencializar os resultados de seus negócios.
Atentos a esses movimentos, a ABDI, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) firmaram parceria voltada para realização da Pesquisa de Inovação – PINTEC Semestral. Trata-se de uma pesquisa empírica com periodicidade semestral, que envolve a coleta de dados junto a uma amostra de empresas com 100 ou mais pessoas ocupadas da indústria extrativa e de transformação sediadas no Brasil. A ABDI, além de financiadora da pesquisa, acompanha os esforços metodológicos e analíticos do projeto.
68,1%
É taxa de inovação das empresas industriais com 100 ou mais pessoas ocupadas. (2022)
85%
das empresas utilizaram pelo menos uma tecnologia digital avançada, sendo a computação em nuvem a mais disseminada, seguida por internet das coisas. (2022)
36,9BI
de reais foi o dispêndio em P&D do total das empresas industriais com 100 ou mais pessoas ocupadas. (2022)
Resultados da sondagem, iniciada em abril, serão anunciados
Juros em queda, inflação dentro da meta e
Pesquisa de Inovação Semestral foi apresentada nesta quarta-feira