ENCONTRE AQUI

ABDI estuda implantar projeto de cidades inteligentes em Petrolina

Igor Calvet , parlamentares e prefeito do município se reuniram para discutir as potencialidades da região

Paula Fettermann | 07/02/2020

O presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Igor Calvet, esteve em Petrolina (PE), nesta sexta-feira (7), para se reunir com o prefeito Miguel Coelho, com o deputado Fernando Coelho Filho e com o senador Fernando Bezerra Coelho. O grupo estuda a possibilidade de fechar um acordo de cooperação técnica que pode permitir a montagem de um Living Lab urbano no meio do sertão.  O estado de Pernambuco já possui um dos principais parques tecnológicos urbanos do país, o Porto Digital.

A escolha não é aleatória. A cidade pernambucana faz parte da Rota de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) do Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR). “Petrolina é uma Cidade muito desenvolvida no sertão pernambucano e um local importante para criarmos um Hub de inovação especialmente para tecnologias para Cidades Inteligentes”, afirmou Igor Calvet.

Após a reunião, na qual foram apresentadas as potencialidades e investimentos públicos em andamento em Petrolina, as autoridades visitaram duas obras: um centro de gastronomia e uma unidade básica de saúde. O prefeito Miguel Coelho e os parlamentares apresentaram ao presidente da ABDI os projetos de inovação e tecnologia envolvidos nas obras.

O trabalho com as chamadas Cidades Inteligentes está entre as prioridades da Agência. “Difundir novas tecnologias tanto no setor produtivo brasileiro quanto no ambiente urbano é uma das principais metas da Agência, assim como melhorar a qualidade de vida nas nossas cidades”, completa Calvet.

Living Lab

O Laboratório Vivo é uma vitrine para demonstração e avaliação de soluções tecnológicas para Cidades Inteligentes. O intuito é promover maior competitividade e visibilidade às tecnologias instaladas no país relacionadas a Cidades Inteligentes.

Em janeiro de 2019, foi inaugurado o Living Lab de Cidades Inteligentes, em parceria com o Parque Tecnológico Itaipu (PTI), em Foz do Iguaçu (PR).  Os testes estão focados em três pilares: usabilidade, interoperabilidade e cibersegurança.

Recife digital

Em Recife, concentram-se ações de alto impacto para o setor produtivo, como a de qualificação desenvolvida pelo Instituto Senai de Inovação para Tecnologias da Informação e Comunicação (ISI-TICs). Segundo levantamento da entidade, o índice de ocupação dos estudantes formados em TICs pelo Senai ultrapassa 70%.

A cidade possui um dos principais parques tecnológicos urbanos do país, o Porto Digital, que reúne empresas, organizações de fomento e núcleos de formação profissional, o que aquece também a oferta de novas oportunidades nesse setor. Na mesma região convivem desde pequenos projetos até demandas de gigantes globais como a FCA, a Motorola e a Samsung.