ENCONTRE AQUI

ABDI lança edital Smart Vitrine no Vila A em Foz do Iguaçu

A iniciativa vem de uma parceria com o Parque Tecnológico Itaipu (PTI-BR), a Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu e Itaipu Binacional, e tem apoio do Connected Smart Cities & Mobility, Copel e Inmetro

CCOM | 07/07/2021

Um edital voltado para a seleção de empresas que vão demonstrar e validar soluções para resolver problemas reais da população e melhorar a qualidade de vida em um ambiente com apoio para validação técnica e mercadológica. Esse é o Smart Vitrine, que foi lançado nesta quarta-feira (07/07), durante evento virtual. 

O Smart Vitrine é mais um passo do projeto Vila A Inteligente, uma iniciativa da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), do Parque Tecnológico Itaipu (PTI), da Itaipu Binacional, Prefeitura de Foz do Iguaçu e Copel.

Confira aqui mais informações sobre o Vila A

O edital se soma ao desafio de estimular a transformação digital e a indústria 4.0 no ambiente urbano, onde a maioria das empresas brasileiras está presente. De acordo com o presidente da ABDI, Igor Calvet, todos os setores de negócios serão afetados pela rápida expansão da conectividade e das tecnologias e a ABDI tem trabalhado por essa agenda. 

" O foco é que esse projeto do Vila A seja um polo para validação de tecnologias e metodologias. O mundo das cidades inteligentes é transversal e múltiplo, com tecnologias que transbordam em todas as áreas", afirmou Calvet.

Para o diretor do PTI, General Garrido, o edital vai fomentar o empreendedorismo e a inovação no bairro inteligente. "Temos orgulho de ser o primeiro bairro sandbox do Brasil com validação de tecnologias pelo Inmetro. Esse espaço dá mais um passo no sentido de tornar a nossa cidade uma referência nacional quando se fala de cidades inteligentes", comemorou.

O papel do Inmetro no projeto é fornecer a infraestrutura necessária para que a qualidade seja adicionada nos produtos, serviços e processos. A frase foi dita pelo Coronel Marcos Heleno, presidente do órgão. "Estamos vivendo a quarta revolução industrial. Hoje temos conectividade e capacidade de processamento. Isso impacta e muda a concepção de políticas públicas e a forma com que as pessoas vivem dentro das cidades. Estaremos juntos às empresas que testarão as soluções, para colocar as ferramentas necessárias à disposição", concluiu.

O prefeito da cidade paranaense, Francisco Brasileiro, destacou que os resultados alcançados até agora na área de mobilidade, segurança pública e inclusão já podem ser reconhecidos no Vila A. "Esse edital é um marco para que mais empresas testem tecnologias e a gente possa mostrar ao mundo que é possível transformar as cidades com tecnologia do ponto de vista da sustentabilidade e da segurança", explicou. 

Smart Vitrines

As empresas devem propor soluções que possam ser testadas e implementadas em ambiente de testes (Sandbox), de modo que as informações institucionais sejam protegidas contra vazamentos de dados. O objetivo é apresentar ao mercado soluções tecnológicas em smart cities que proporcionem melhorias na qualidade de vida da população, aproximando setores privado e público.

As soluções tecnológicas que serão apresentadas nas propostas devem ser enquadradas em um dos seguintes eixos temáticos: Meio Ambiente; Tecnologia e Inovação; Segurança; Economia; Finanças ou Empreendedorismo; Governança; Urbanismo; Saúde; Educação; Energia; Habitação; Esporte, Cultura ou Recreação; Telecomunicações; Mobilidade e Acessibilidade; Agricultura; Saneamento; ou Turismo.

As inscrições devem ser realizadas por meio do preenchimento do formulário online, além do link para seu Pitch Deck e Pitch Video. Serão aceitas inscrições de empresas de base tecnológica e startups brasileiras que estejam constituídas no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), matriz da Receita Federal, que atendam às condições descritas no edital.

Propostas que contribuam para o enfrentamento da pandemia Covid-19 ou para a melhoria da qualidade de vida de Pessoas com Deficiências (PcD) terão prioridade na seleção. Dúvidas ou questionamentos referentes ao edital devem ser solucionadas pelo e-mail: vila.a.inteligente@pti.org.br.

Perdeu o evento? Assista: