ENCONTRE AQUI

ABDI leva carros elétricos para o Paraná

A ABDI assinou nesta quarta-feira o Memorando de Entendimento para a implantação de soluções tecnológicas para Smart Cities no estado do Paraná

Kátia Maia | 12/02/2020

O Memorando de Entendimento foi assinado pelo presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Igor Calvet, e pelo governador do Paraná, Ratinho Júnior, em Brasília, na sede da ABDI, nesta quarta-feira (dia 12).  O documento permitirá a implantação de soluções tecnológicas para cidades inteligentes (Smart Cities) no estado.

A assinatura do memorando permitirá inicialmente a implantação de um sistema de compartilhamento de veículos elétricos, modelo ZOE, da Renault, desenvolvidos a partir da parceria ABDI e Parque Tecnológico de Itaipu (PTI), como solução tecnológica para Cidades Inteligentes.

“Aqui é o início de um processo frutífero tanto para o Paraná quanto para a ABDI. Na nossa agenda, trabalhamos a inovação e a produtividade, e a ABDI tem como missão a consumação digital e a promoção de tecnologias. Essa parceria com o estado do Paraná fará com que a população sirva como exemplo também para nós, de como trabalhar a mobilidade urbana melhor e de como essas novas tecnologias podem impactar e melhorar a vida no estado”, afirmou Igor.

O governador Ratinho Júnior destacou que o acordo vem reforçar e fortalecer a parceria entre o Paraná e a ABDI. “Nesse novo momento, nessa maneira nova de se pensar a gestão pública, a máquina pública, a prestação do serviço, e automaticamente poder impulsionar a indústria através da tecnologia, e da inovação. E a ABDI tem essa expertise no sentido de fazer com que a gente possa modernizar todo esse repensar da máquina pública e ajudar o nosso setor industrial com tecnologia”, disse. Ratinho Jr complementou, afirmando que a proposta do seu governo é descomplicar.

Segundo o presidente da ABDI, para a Agência, descomplicar é importante “porque, no fim das contas, o nosso cliente é o cidadão, e essas tecnologias, nas áreas urbanas, na saúde etc vão descomplicar a vida do cidadão. Fico muito satisfeito em contribuir com o Paraná principalmente pela sua pujança”, ressaltou. 
A Assinatura do Memorando de Entendimento com o Paraná foi acompanhada por representantes do governo da Bahia, que também tem conversado com a ABDI sobre o processo de construção de cidades inteligentes.

“A contribuição que queremos deixar é como alastrar esse conhecimento. Nós temos aqui executado negócios para a população. Quem sabe daqui a dois, três, quatro anos certamente teremos um país melhor, estados melhores. Um Brasil melhor, com o uso mais consistente de tecnologias para melhorar a vida das pessoas”, concluiu o presidente da ABDI. A partir da assinatura do Memorando de Entendimento, a Agência e o Governo do Paraná vão definir a implantação de um MVP (Minimum Viable Product) de um sistema de compartilhamento de veículos elétricos, oriundo do Living Lab – parceria ABDI e Parque Tecnológico de Itaipu (PTI), como solução tecnológica para Cidades Inteligentes. O software (MoVe), desenvolvido para o compartilhamento, permite reservar os veículos disponíveis e acompanhar sua localização.

O Memorando de entendimento não implica transferência de recursos, sendo que o prazo de vigência da parceria será de 40 (quarenta) meses. O Paraná é a segunda unidade da federação a firmar parceria com a ABDI para a implantação de carros elétricos em sua frota. O primeiro foi o Distrito Federal.

No Distrito Federal, o sistema VEM DF foi implantado no ano passado em caráter piloto de compartilhamento de veículos elétricos para frotas públicas. No VEM DF, foram fornecidos 16 carros elétricos do modelo Twizy, também da marca Renault. Depois da assinatura do Memorando de Entendimento, o presidente da ABDI, Igor Calvet, e o governador Ratinho Júnior participaram de uma live, transmitida por meio da página da ABDI no Facebook. Foi um bate-papo ao vivo sobre Tecnologias para Cidades Inteligentes. O conteúdo está disponível no Facebook da Agência.