ENCONTRE AQUI

ABDI seleciona 30 empresas de grande porte para conexão com startups

Segunda edição do programa, Startup Indústria 4.0 é realizado em parceria com Portugal e prevê R$ 4,8 milhões em prêmios para os novos empreendedores

Gabriel Fialho | 17/06/2019

A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) selecionou 30 indústrias de grande porte, uma delas de Portugal, para participar do Programa Startup Indústria 4.0. A iniciativa, que está em sua segunda edição, irá conectar startups que ofereçam soluções para essas indústrias. O resultado foi divulgado nesta segunda-feira (17).

As selecionadas são Docol Metais Sanitários, Procosa, Renault, Natura, Bosch, Embraco, Marcopolo, Votorantim Cimentos, Libbs, Botica, Malwee, Arcelormittal, Cartepillar, 3M, Fras-LE, Oxiteno, Mondelez, Tigre, Confab, Nestlé, Vale, Cobra Correntes, Wirklich, International Indústria Automotiva, Schneider, Electrolux, BRF, Usaflex e Springer. A portuguesa é a Myshirt, do setor têxtil. No total, 86 indústrias brasileiras e portuguesas participaram da seleção.

O edital binacional (Brasil e Portugal), lançado pela ABDI em novembro de 2018, prevê R$ 4,8 milhões em premiação para as startups que se conectarem às indústrias de ambos os países com soluções inovadoras e tecnologias 4.0. A expectativa é que, ao final, seja feito “match” de, pelo menos, 60 startups com as 30 indústrias. Há 499 startups inscritas no programa.

A maioria das indústrias selecionadas são do estado de São Paulo (11), em seguida vem empatados Rio Grande do Sul e Santa Catarina (6), depois Paraná (4) e, por fim, Minas Gerais e Rio de Janeiro (1). Do total, 20% são indústrias de produtos químicos, farmoquímicos e farmacêuticos.

As indústrias selecionadas cadastraram 178 demandas, distribuídas conforme o quadro abaixo: 

No primeiro edital do programa, 27 startups trabalharam com empresas como a Embraer, Ericsson, Dow Brasil e outras que também estão na segunda edição do edital como 3M, BRF, Embraco, Libbs, Natura, Cartepillar e Votorantim Cimentos.

Lista das indústrias selecionadas no edital do Programa Startup Indústria 4.0:

DOCOL METAIS SANITARIOS LTDA
PROCOSA PRODUTOS DE BELEZA LTDA
RENAULT DO BRASIL S.A.
INDUSTRIA E COMERCIO DE COSMÉTICOS NATURA LTDA
ROBERT BOSCH LIMITADA
EMBRACO INDUSTRIA DE COMPRESSORES E SOLUCOES EM REFRIGERAÇÃO
MARCOPOLO S.A. 
VOTORANTIM CIMENTOS S.A. 
LIBBS FARMACEUTICA LTDA
BOTICA COMERCIAL FARMACEUTICA LTDA
MALWEE MALHAS LTDA
ARCELORMITTAL BRASIL S.A.
CATERPILLAR BRASIL LTDA
3M DO BRASIL LTDA
FRAS-LE S.A.
OXITENO S A INDÚSTRIA E COMÉRCIO
MONDELEZ BRASIL LTDA
TIGRE MATERIAIS E SOLUÇÕES PARA CONSTRUÇÃO LTDA
CONFAB INDUSTRIAL SOCIEDADE ANONIMA
NESTLÉ BRASIL LTDA
VALE S.A.
COBRA CORRENTES BRASILEIRAS LTDA
WIRKLICH INDÚSTRIA DE PLÁSTICOS LTDA
INTERNATIONAL INDÚSTRIA AUTOMOTIVA DA AMÉRICA DO SUL LTDA
CIA INDUSTRIAL H. CARLOS SCHNEIDER
ELECTROLUX DO BRASIL S.A.
BRF S.A.
USAFLEX INDÚSTRIA E COMÉRCIO S.A.
SPRINGER CARRIER LTDA
MYSHIRT LTDA