ENCONTRE AQUI

ABDI vai lançar desafio no maior evento de tecnologia do Brasil

Objetivo é contribuir para o desenvolvimento de protótipos de capacete inteligente

Karol Soares | 11/02/2019

A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) vai participar da Campus Party Brasil 2019 e promete agitar o público aficionado por ciência, inovação e universo digital. O evento, considerado o maior na área de tecnologia do país, começa no próximo dia 12 e vai até 17 de fevereiro, no Expo Center Norte, em São Paulo.

E entre os dias 14 e 16 de fevereiro, a ABDI vai lançar um desafio para aqueles que são “malucos” por programação: o desenvolvimento de um capacete inteligente. O objetivo da Agência é propor uma solução tecnológica para a indústria da Defesa e das forças operacionais brasileiras. A competição será anunciada no “Hackathon”, maratona na qual os participantes se reúnem para explorar dados abertos, sistemas, códigos, discutir novas ideias e desenvolver projetos.

Para a especialista em Complexo Industrial de Defesa da ABDI, Larissa Querino, o propósito é contribuir para o desenvolvimento de protótipos de capacete inteligente para forças operacionais, pensando sempre nas possibilidades de aplicações duais (civis e militares) e na escalabilidade do produto para o mercado. “O projeto vai incorporar tecnologias inovadoras em design, novos materiais e eletrônica embarcada, sempre com foco na segurança e conforto do usuário”, destaca. A intenção da ABDI é, ao final do Hackathon, ter um MVP (Minimum Viable Product) do capacete, que consiste em um projeto mínimo do objeto. 

O Hackathon da ABDI será no Pavilhão Vermelho e terá duas fases: na primeira, as equipes vão apresentar um projeto descrevendo a ideia com materiais e elementos que ilustrem como será o desenvolvimento do protótipo. Esses projetos serão avaliados por uma comissão e os selecionados passarão para a segunda fase, que é a apresentação do protótipo.

» Leia aqui o regulamento

De acordo com a programação, o anúncio dos vencedores será no dia 16 de fevereiro, na cerimônia de encerramento da Campus Party Brasil 12.

Inscrições

Interessados em participar do Hackathon devem se inscrever até o dia 14 de fevereiro no site do evento. O participante deve levar o próprio computador e/ou equipamentos para utilização durante a maratona.